Uma sessão solene, nesta terça-feira, 15, marcou a abertura dos trabalhos legislativos em 2022, na Assembleeia Legislativa de Alagoas (ALE). A solenidade contou com a presença do governador Renan Filho, que apresentou uma retrospectiva de seu período à frente do Executivo, além do plano de governo e metas para este ano. O governador destacou a geração de empregos, a elevação dos investimentos públicos, a redução da violência e o enfrentamento à pandemia de Covid-19.
“O ano de 2021 foi um ano especial em que a pequenina Alagoas se agigantou, se transformou, pela primeira no século 21, no Estado que mais investe recursos públicos no Brasil. Isso é uma grande marca, porque trata-se da demonstração clara de que o equilíbrio fiscal que buscamos foi alcançado. E investir significa, nada mais, que atender os anseios da população, fazer investimentos em infraestrutura, em melhoria da prestação de serviços públicos. Por isso, no relatório que encaminhei à Assembleia Legislativa, fiz questão de relacionar tudo o que foi entregue no ano de 2021, em todos os segmentos”, declarou Renan Filho, ao ressaltar o trabalho desempenhado pela ALE.
“A Assembleia Legislativa alagoana foi, sem dúvida, uma grande parceira das realizações que o Poder Executivo entregou às pessoas, ao povo alagoano, ao longo dos últimos anos. Nos dois primeiros meses de Governo, enviamos cerca de 30 reformas administrativas, estruturantes e tributárias, que levaram o Estado de Alagoas, ao longo do tempo, ao equilíbrio fiscal. Todas elas avaliadas, melhoradas e aprovadas pela Assembleia”.
Após o discurso do governador, o presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, iniciou sua fala agradecendo a presença dos deputados e das autoridades constituídas na abertura dos trabalhos legislativos e relembrando a união dos três Poderes para o crescimento do Estado.
“Essa parceria entre os Poderes permitiu ao governador o equilíbrio, a tranquilidade política, a confiança e o apoio para as medidas tomadas, que não foram fáceis. O governador assumiu seu primeiro mandato, em 2015, com recessão e crise política nacional. Em 2018, aconteceram rupturas e, em seguida, a pandemia, que trouxe tristeza, sofrimento e discussões acaloradas. Mesmo assim, este Parlamento se manteve fiel aos seus compromissos constitucionais de trabalhar em prol da sociedade. Com isso, Alagoas deu um salto extraordinário em suas contas, na capacidade de gestão e nas políticas públicas", destacou o presidente.
Marcelo Victor disse ainda que passar por tudo isso não foi fácil, mas todos conseguiram produzir resultados. “Neste Parlamento, digo com toda honestidade, a maior obra foi a capacidade de união, o diálogo e a força de trabalho de todas as deputadas e deputados. Este legado ficará para as próximas legislaturas. Que possamos continuar trilhando pelo caminho do desenvolvimento do Estado de Alagoas”, concluiu.
Compareceram à sessão solene 21 deputados, o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador José Carlos Malta Marques; o secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias; e o secretário de Planejamento, Fabrício Marques.
Após o discurso do governador, o presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, iniciou sua fala agradecendo a presença dos deputados e das autoridades constituídas na abertura dos trabalhos legislativos e relembrando a união dos três Poderes para o crescimento do Estado.