Eleições

Governador, senador e deputados eleitos são diplomados em Alagoas

Theo Chaves com Gilson Monteiro | 16/12/22 - 11h51
Fotos: Theo Chaves/TNH1

Os candidatos eleitos nas eleições deste ano em Alagoas foram diplomados em grande cerimônia na manhã desta sexta-feira, 16 de dezembro.

Os eleitos para o governo do Estado, Senado Federal, os 27 deputados eleitos para a Assembleia Legislativa e os 9 para a Câmara dos Deputados se reuniram no auditório do Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

A diplomação é o último ato da Justiça Eleitoral no processo eleitoral e atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes com a entrega ou a disponibilização do diploma devidamente assinado. Isso habilita os candidatos eleitos a assumirem e exercerem os respectivos mandatos eletivos.

Governador reeleito, Paulo Dantas (MDB), destacou os avanços no governo de Alagoas, e prometeu um governo democrático, que irá governar para todos. “Chegamos aqui como um dos estados brasileiros que mais avançou nos últimos anos. Esse trabalho feito até aqui não foi possível sem a assembleia legislativa de AL. Tenho a plena certeza que encontrarei um parlamento com vontade de trabalhar, que seja parceiro, que não tenha divergências políticas. Sei que o momento é político, mas nós temos a maioria da câmara, temos Renan Filho no Senado e presidente Lula eleito. Como dizemos lá em batalha: “fizemos barba, cabelo e bigode”. Foi a campanha mais agressiva de todos os tempos, mas precisamos ressaltar o trabalho do TSE e do TRE-AL, que fez valer o voto do eleitor, fez valer a democracia. Vencemos nos votos, e vamos continuar os avanços dos últimos anos, fazendo o melhor para o povo que nos deu esse voto de confiança. Vamos governar para todos, mas, em especial, para àqueles que mais precisam” Paulo Dantas.

Atual presidente da Câmara dos Deputados e deputado federal mais votado em Alagoas, Arthur Lira, usou um tom pacificador em eu discurso de diplomação em seu nono mandato.“ A diplomação é o final do pleito eleitoral, da celebração da democracia. Estou no 9 mandato, e sete foram através de votação por urna eletrônica. E os resultados de hoje são graças ao votos nas urnas. Tive a honra de receber quase 200 mil votos em Alagoas, e ser reconhecido pelo povo é sinal de que estou fazendo um bom trabalho. Precisamos trabalhar para que o espíritos se desarmem após essas eleições, para que possamos trabalhar para o povo. Precisamos de pacificação e pautar temas importantes para os estados e municípios”, disse Lira.

O ex-governador e senador eleito, Renan Filho (MDB), prometeu retribuir ao povo alagoano o voto de confiança que o colocou no Senado Federal. “Essa eleição é o resultado da expressão democrática do povo alagoano. Ratifico aqui a importância dessa eleição devido os ataques que sofreu o sistema eleitoral brasileiro. Espero que como resultado dessas eleições, com a vitória do presidente Lula, voltemos a ter o combate à fome. Vamos fazer o Brasil voltar a crescer. Vamos trabalhar para os pobres, para quem precisa. E é com muita satisfação que recebo esse diploma para representar Alagoas no Senado. Queria deixar uma mensagem ao alagoano que vou retribuir para todo o nosso povo o voto de confiança, e quero fazer nos próximos anos uma pacificação no nosso estado. Vamos continuar avançando”, disse Renan Filho.

Mais votado entre os candidatos ao legislativo estadual, o ex-secretário de Saúde, Alexandre Ayres (MDB), defendeu a democracia e a governabilidade. “Além de agradecer, esse é um momento de reafirmar compromissos. O nosso maior compromisso é a democracia, com o estado democrático. Outro é com a responsabilidade, com a governabilidade, sem qualquer extremismo. Tive oportunidade de trabalhar como secretário de Saúde do governo de Renan Filho, onde tomamos decisões importantíssimas para a população de Alagoas. Faço o reconhecimento de todo apoio da câmara durante o enfrentamento da pandemia, que, sem partidarismos, trabalhou à favor da população””, disse Ayres em seu discurso.

Veja mais imagens da cerimônia: