Mercado de Trabalho

GPTW: lançado índice com foco em empresas com as melhores práticas no mercado de trabalho

Empresas certificadas pelo Great Place To Work serão consideradas para compor o novo indicador

TNH1 com assessoria | 20/10/21 - 07h49

A B3, bolsa do Brasil, e a consultoria global, Great Place to Work, anunciaram a criação de um novo índice com foco nas empresas que possuem as melhores práticas no mercado de trabalho, o Índice GPTW B3. Em Alagoas, o GPTW é parceiro da TV Pajuçara, afiliada Record TV no estado. 

O novo indicador vai fazer parte da família de índices com foco em ESG – sigla em inglês para ambiental, social e governança - ao lado do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), do Índice de Carbono Eficiente (ICO2 B3), do Índice S&P/B3 Brasil ESG, além de outros que olham especificamente a governança entre as empresas listadas.

O novo índice de ações vai levar em consideração as empresas certificadas pela GPTW e as melhores empresas para se trabalhar, a partir do ranking nacional, elaborado também pela consultoria. O índice será lançado em janeiro/2022 e a primeira composição já incluirá as empresas premiadas desse ano.

O objetivo principal da novidade é capturar a geração de resultados positivos das empresas que investem no ambiente de trabalho. “Esse é o primeiro Índice GPTW no mundo, ou seja, os investidores brasileiros terão mais uma alternativa para acompanhar o mercado financeiro com um viés ESG. Dentro da nossa estratégia de negócios, temos o papel de induzir as boas práticas ESG e ampliar a oferta de produtos e serviços que apoiem os nossos clientes e que ajudem o mercado nesta evolução. É um prazer para a B3 ter a GPTW como parceira nesse importante passo que damos nessa agenda”, explica Luis Kondic, diretor executivo de Produtos Listados da B3.

“Para entrar no ranking que avalia os melhores ambientes para se trabalhar, as companhias e suas lideranças precisam estar embarcadas num processo constante de transformação cultural e melhoria do ambiente de trabalho, que traga para o centro do debate as relações entre as pessoas, o desenvolvimento dos funcionários e que também gere impacto positivo para os negócios e esse índice vai dar a oportunidade do mercado enxergar isso de forma ainda mais palpável”, explica Ruy Shiozawa, CEO da Great Place to Work® Brasil.

Leonardo Sampaio, diretor executivo do Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM), parceiro do GPTW em Alagoas, ressalta a importância da escolha das melhores empresas para se trabalhar no país, e também do novo índice, como propulsores da valorização e fortalecimento das empresas e suas marcas, que refletem a satisfação dos seus respectivos colaboradores em integrá-las. 

"É uma parceria estratégica, que visa ressaltar as empresas que de fato valoriam as pessoas, e que buscam continuamente ferramentas para mentar os colaboradores motivados, procurando compreender as reais necessidades dessas pessoas, desenvolvendo ações que fidelizam esses colabodores. O reflexo disso é o fortalecimento da empresa/marca, que acaba por se diferenciar no mercado. O GPTW traz índices isentos e transparentes, que geram insumos/informações importantes para que as empresas possam implementar medidas/políticas em relação a suas práticas e colaboradores", disse. 

Metodologia do Índice GPTW B3 - O objetivo do IGPTW B3 é ser o indicador de desempenho médio dos ativos de empresas certificadas pela Great Place to Work listadas na B3. Para a seleção, o ativo deverá atender critérios de liquidez, como, por exemplo, estar presente em 95% dos pregões dos últimos 12 meses e não ser classificado como penny stock.

Além disso, o critério principal é estar na lista de empresas certificadas da GPTW no período válido para o ranking do ano anterior. “Uma vez definido quem entrou na carteira, vamos para a etapa que trata da ponderação. Nesse índice os ativos vão ter pesos iguais, porém as empresas que estão no ranking das 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil da GPTW vão ter uma distinção e um peso maior. Estar no ranking das 150 melhores faz diferença”, aponta Kondic.

Performance do índice - A B3 aplicou a metodologia do índice de forma retroativa para entender o que teria acontecido se o índice já existisse e foi possível observar que, para o período de 3 anos, o índice teve um resultado superior ao Ibovespa B3.

“O índice GPTW B3 conseguiu superar o IBOV em todos os períodos analisados, apresentando um retorno maior. Quando avaliamos em termos de risco, também conseguiu superar o IBOV apresentando um risco menor”, analisa o diretor executivo da B3.

“É um desempenho passado, sem indicação de resultados futuros, mas que permite mostrarmos para os investidores, empresas e mercado que investir no ESG, investir no ambiente de trabalho, tem potencial de gerar resultado positivo”, conclui.

Sobre o GPTW - O Great Place to Work Brasil é reconhecido como única empresa global de pesquisa, consultoria e capacitação, que estimula as organizações a identificar, criar e manter excelentes ambientes de trabalho por meio do desenvolvimento de culturas de alta confiança. Com a missão de "construir uma sociedade melhor, transformando cada organização em um Great Place to Work for All", está presente em 97 países, analisa mais de 10 mil empresas anualmente, o que corresponde a mais de 10 milhões de funcionários impactados no mundo. Para mais informações, acesso a estudos, análises e pesquisa, acesse: https://gptw.com.br/

Sobre a B3 -  A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil.  Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Londres e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.