Comportamento

Guia de ‘sobrevivência’ para o Carnaval

Jornal do Commercio | 19/02/19 - 20h21
Frevo | Reprodução

A festa mais colorida e alegre do ano está chegando. Para muitos, os quatro dias de folia são também a oportunidade de exibir a boa forma conquistada ao longo do último ano. Nada mais justo. Nem por isso, no entanto, deve-se esquecer que o período também expõe o organismo a situações de vulnerabilidade, com o calor excessivo, o aglomerado de pessoas, quebra da boa rotina alimentar e o exagero no consumo de bebidas alcoólicas.
 
 “Já pintou verão, calor no coração”
O Carnaval é época de muito sol, principalmente nas cidades favoritas dos foliões. Então, não deixe de proteger a pele contra os raios ultravioletas. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda o uso de chapéus, camisetas e protetores solares, com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 15. E não se esqueça de reaplicar a cada duas horas.
 
“Beba, beba, beba, beba água mineral”
Todo esse calor e o esforço físico empreendido durante os blocos e marchinhas nos fazem suar muito, o que só pode significar uma coisa para o seu corpo: desidratação. Por isso, beba água regularmente. E lembre-se sempre de que, quando a sede aparece, a desidratação já se instalou.
 
“Quero sentir na embriaguez do frevo, que entra na cabeça, depois toma o corpo e acaba no pé”
 Pule! Dance! Divirta-se! Mas guarde um momento para o descanso. A folia pode durar 24 horas, mas seu corpo não aguenta. Respeite as oito horas de sono necessárias para que você funcione plenamente. Se preciso, inclusive, tire um cochilo durante o dia.
 
“Cachaça não é água não”
 Vá com calma! Todo mundo gosta de uma cervejinha durante a folia, mas modere no álcool, que potencializa a desidratação. A dica é intercalar cada copo ou dose com uma garrafa de água. Assim, você vai inclusive evitar o mal do dia seguinte: a ressaca.
 
“Traz a boia que ainda sobrou do jantar”
Coma bem antes, durante e depois da folia. Um café da manhã robusto, bem balanceado e com muitas opções de frutas já vai te deixar revigorado para sambar o dia inteiro. Durante a folia, barras de cereais são uma boa opção. No almoço, aposte nos carboidratos, para te dar bastante energia para dançar e pular. À noite, um jantar leve, porém rico em nutrientes, vai te ajudar a ter uma boa noite de sono e aguentar ainda mais folia no próximo dia. Evite também, em qualquer horário, alimentos ricos em gorduras, que te darão uma sensação de estufamento.