Maceió

Guias do IPTU 2022 já podem ser emitidas pela internet; saiba como

Secom Maceió | 24/01/22 - 13h01
Ascom Semec

As guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022 já estão disponíveis para emissão no portal de serviços da Secretaria Municipal de Economia (Semec). Este ano, a Prefeitura de Maceió oferece a oportunidade de pagar o imposto à vista, via cota única, com descontos de 15% e 10%, além do pagamento parcelado em até dez vezes, sem desconto.

Para ter acesso às guias basta ir ao site (clique aqui), escolher a opção ‘Imobiliário - IM Imobiliário’ e digitar o número de inscrição da propriedade, em ‘Inscrição Imobiliária’ e, depois, selecionar o boleto que deseja emitir.

Os contribuintes que quiserem aproveitar o desconto de 15% devem clicar na guia com prazo de vencimento para o dia 31 de março. Já os que optarem pelo 10%, devem selecionar a cota com prazo para 29 de abril. Para os pagamentos parcelados, basta escolher a opção com a data de vencimento para 31 de março.

O IPTU é um imposto municipal que incide sobre os imóveis localizados em áreas urbanas, edificados ou não. Os débitos deste tributo geram dívida ativa, trazendo consequências para o titular do imóvel como cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente ou até mesmo leilão do imóvel. O valor arrecadado com o IPTU contribui para o desenvolvimento do Município na realização de obras e ações realizadas com recursos próprios e que beneficiam toda a população.