Maceió

Hemoal funciona até às 13h excepcionalmente neste sábado (30), em Maceió

Assessoria | 29/07/22 - 16h48

Neste sábado (30), excepcionalmente, a Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), localizada no bairro Trapiche, vai captar doadores de sangue no horário das 7h30 às 13h. A redução no horário de atendimento aos voluntários, que tradicionalmente vai até às 17h, ocorre para a realização de mais uma etapa da obra de manutenção predial, iniciada na quarta-feira (27).  

Contudo, a restrição no horário para captação de voluntários, não irá afetar o fornecimento de hemocomponentes para a Rede Hospitalar do Estado. Isso porque, o Núcleo de Dispensação de Sangue estará funcionando normalmente para atender a todas as solicitações, conforme prevê o Plano de Contingência da Hemorrede Pública de Alagoas.

“Assim como acontece em todo hemocentro, existe a necessidade de serem realizadas manutenções preventivas e corretivas, visando mantê-lo funcionando com eficiência e atendendo as especificações da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Por esta razão, iremos reduzir o horário de atendimento ao doador neste sábado, sem prejudicar os pacientes que necessitarem de transfusões”, disse Ronaldo do Carmo, supervisor administrativo do Hemoal.

Unidade Arapiraca – Já no interior do Estado, o Hemoal Arapiraca irá funcionar no horário convencional dos sábados, das 7h30 às 12h e de 13h às 16h. O órgão está situado no antigo Empresarial Solution Center, no bairro Eldorado, próximo à Escola Alternativa.

Para se candidatar à doação de sangue, o voluntário deve ter, segundo Portaria do Ministério da Saúde (MS), entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 quilos e estar usando máscara, além de comparecer ao posto de coleta portando um documento de identificação com foto. Com relação aos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais, munidos dos respectivos documentos de identificação.

Quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, deve ser respeitado um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. A doação de sangue é vetada para os candidatos que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. É indispensável, comparecer ao Hemoal bem alimentado e, em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação.

Com relação ao voluntário que se infectou pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Mas se o candidato à doação de sangue teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, está liberado para praticar o gesto voluntário que pode salvar até quatro vidas.