Saúde

Hemoal Trapiche abre para doação de sangue no feriado da Independência do Brasil

Ascom Sesau | 04/09/20 - 19h14
Ascom Sesau

A exemplo do que ocorreu nos feriados de 29 de junho e 27 de agosto, a Unidade Trapiche do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irá funcionar para doação de sangue nesta segunda-feira (7), Dia da Independência do Brasil. Durante o horário das 8h às 17h, os voluntários com bom estado de saúde, no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos, poderão praticar o gestor solidário, que pode salvar até quatro vidas.

Além destes pré-requisitos, é necessário portar um documento de identificação com foto e, com relação aos menores de 18 anos, é exigido estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis. Ainda segundo exigência do Ministério da Saúde (MS), as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, ficam impedidas de doar sangue.

Quanto às gestantes e lactantes, é proibida a doação neste período, ainda de acordo com portaria do Ministério da Saúde. E no caso dos voluntários que já são doadores de sangue e desejam repetir o procedimento, deve ser respeitado um intervalo de dois meses no caso dos homens e de três meses em relação às mulheres.

Novo coronavírus – Com relação aos voluntários infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação da doença. E no caso das pessoas que tiveram apenas contato com pacientes infectados pela Covid-19, devem aguardar 14 dias e, se não vierem a apresentar sintomas, podem se dirigir até o Hemoal para se candidatarem à doação de sangue.