Mercado de Trabalho

HGE oferta 16 vagas para residência médica em cinco especialidades

Agência Alagoas | 12/12/19 - 15h10
Carla Cleto

Foi publicado nessa quarta-feira (11), o edital para o Processo Seletivo Unificado de Residência Médica de Alagoas 2020. O Hospital Geral do Estado (HGE) oferece 16 vagas, em cinco especialidades. São cinco vagas para clínica médica, quatro para medicina de emergência, três para ortopedia e traumatologia, uma para neurologia e três para pediatria.

Também estão sendo oferecidas vagas em outras unidades de saúde. Ao todo são 88 vagas distribuídas nas áreas de anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, emergência pediátrica, área cirúrgica básica, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, medicina do trabalho, medicina intensiva, medicina intensiva pediátrica, neonatologia, otorrinolaringologia, radiologia e diagnóstico por imagem, radiologia intervencionista e angiorradiologia, incluindo as já citadas do HGE.

O certame será executado sob a responsabilidade conjunta da Strix - Educação, Avaliação e Projetos Ltda. e da Comissão Estadual de Residência Médica de Alagoas (CEREM/AL). Segundo o médico Fernando Fidelis, responsável pela Comissão, as inscrições serão realizadas até o próximo dia 20 de janeiro de 2020, exclusivamente via internet, no site www.strixeducacao.com.br, mediante o preenchimento do requerimento de inscrição e o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 480, por meio de boleto bancário.

“O processo seletivo será realizado em uma única etapa, sendo a prova com questões objetivas de múltipla escolha. Para os candidatos aos Programas de Especialidades de Áreas Básicas ou Acesso Direto, os conteúdos da prova serão os tratados no curso de graduação em Medicina, nas áreas básicas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social (Saúde Coletiva e Medicina Geral de Família e Comunidade). Já para os candidatos aos Programas de Especialidades com Pré-Requisito ou em Áreas de Atuação, serão abordados conteúdos das Especialidades que se constituem Pré-Requisito(s) do respectivo Programa”, explicou o médico.

Realização da Prova 

A prova será realizada no dia 26 de janeiro de 2020 (domingo), às 14h. Médicos estrangeiros ou com formação em outros países podem participar, desde que cumpram com as normas determinadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), ligada ao Ministério da Educação.

Fernando Fidelis destacou que, para que possa exercer o direito de escolha do hospital onde realizará o Programa de Residência Médica (PRM) ao qual foi convocado, o candidato deverá estar presente no local da matrícula, desde a hora inicial estabelecida para aquele Programa de Residência Médica, conforme publicado no Edital de Convocação para matrícula. O candidato será convocado para a escolha da vaga/hospital seguindo a ordem de classificação no programa.

“O candidato que não estiver presente na sala no momento da chamada para formalização da sua matrícula e, consequente escolha do hospital, perderá a prioridade de escolha, decorrente da sua classificação. Ele poderá, no entanto, se matricular em qualquer vaga que ainda esteja disponível no respectivo programa ao final do turno de matrícula”, frisou.

Mais detalhes sobre o processo seletivo podem ser encontrados no site da organizadora, através dos membros da Comissão de Residência Médica do HGE, localizada no segundo piso do hospital ou pelo telefone 3315-7398.