Geral

Hoje, às 15 horas, moradores do Pinheiro participam de simulado de evacuação

16/02/19 - 07h07
Arquivo/TNH1

A partir das 15h deste sábado (16), moradores do bairro do Pinheiro participam de um simulado de evacuação no bairro, realizado pelos governos federal, estadual e municipal. O treinamento preventivo tem como objetivo informar à população da região sobre o que fazer e para onde ir no caso de uma emergência.

Em março do ano passado, um tremor de terra foi registrado em vários locais de Maceió, e desde então, o solo do bairro ficou instável. Com o agravamento da situação nos últimos meses, a possibilidade de uma evacuação se tornou real.

Com o intuito de amplificar o esclarecimento à população, a ação terá transmissão ampla e em tempo real pelos veículos que integram o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM), com repórteres no local trazendo todas as informações.

O treinamento vai durar 45 minutos e, nos últimos 15 minutos, será feita a avaliação do trabalho e a orientação dos participantes para corrigir os erros. O encerramento será às 16h. Defesa Civil (municipal, estadual e federal), Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros, PM, instituições civis e outros órgãos farão parte da iniciativa.

A circulação de ônibus na região foi alterada, devido ao simulado. Nove linhas de ônibus que atendem o bairro do Pinheiro terão o seu itinerário modificado das 14h30 às 16h30. Também serão destacadas equipes médicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e equipes de Atenção Psicossocial, além de caminhonetes e carros pequenos à disposição da população. Todas as equipes de assistência também portarão kits de primeiros socorros.