Brasil

Horário de Verão começou: já verificou a hora do celular?

TNH1 com Portal Brasil | 04/11/18 - 06h16
Agência Brasil

Relógio na parede, no braço, no computador, na mesa de cabeceira da cama... As opções são muitas, mas as pessoas se acostumaram mesmo a olhar a hora pelo celular, o que deixou muita gente confusa neste domingo (04), primeiro dia do horário de verão.

De acordo com relatos de internautas no Twitter, moradores de estados do Nordeste, por exemplo, onde o horário não sofre alteração, viram os celulares adiantarem a hora. Enquanto pessoas que moram no Sudeste, reclamaram às operadoras de telefonia que não viram atualização automática no aparelho. Confira:

Por esse motivo, o Google orienta aos usuários de smartphones que façam a mudança manualmente, principalmente para quem vai fazer as provas do Enem durante esta tarde.

Como fica?

O horário de verão já está em vigor e afeta o Distrito Federal e dez estados brasileiros situados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Moradores e turistas em visita a estas regiões devem adiantar os relógios em uma hora. A medida, que visa a economia de energia elétrica, vigora até a madrugada do dia 16 de fevereiro de 2019.

Viajantes com embarque em terminais rodoviários e aeroportos de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal devem ficar atentos ao relógio para não perder o voo. Estas são as Unidades da Federação às quais a alteração se aplica.

Para facilitar a compreensão dos viajantes, as empresas aéreas emitem as passagens em horário local, já considerando o horário de verão nos estados participantes. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que os passageiros com voos marcados a partir da zero hora deste domingo (4) devem ficar atentos com o horário dos bilhetes emitidos pelas companhias aéreas, que já consideram o horário de verão. A Agência informa que turistas em dúvida devem procurar as companhias aéreas.