Saúde

Hospital Helvio Auto dispõe serviços para quem vai realizar viagem internacional

Assessoria | 11/04/19 - 10h18

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagaos (Uncisal), realiza consultas no ambulatório de medicina do viajante. Trata-se de um serviço ambulatorial especializado em atender usuários que vão realizar alguma viagem para áreas consideradas de risco no Brasil e para qualquer viagem internacional.

Algumas viagens domésticas e todas as viagens internacionais precisam de orientação médica especializada, alguns países exigem, inclusive, um certificado de saúde para permitir a entrada de estrangeiros em seus territórios. O ambulatório é destinado a quem vai viajar, como também, para quem voltou de alguma viagem e começou a apresentar algum sintoma que tenha relação com o período que passou fora.

“Nos grandes centros urbanos é comum a existência desse tipo de ambulatório. Nós estamos desenvolvendo um trabalho pioneiro em Alagoas aqui no Hospital Helvio Auto, pois até então esse tipo de serviço não existia no Estado. Aqui no Nordeste, por exemplo, existem poucos polos que fazem esse tipo de trabalho e como somos uma região portuária é um serviço extremamente estratégico”, destacou a infectologista do Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Helvio Auto, Mardjane Lemos.

Os procedimentos que podem ser feitos no ambulatório do Helvio Auto são: direcionamento para emissão de certificado de saúde para viagem; orientações sobre prevenção de doenças transmissíveis em áreas de risco; orientações para evitar trombose em voos longos; detalhes sobre alimentação e consumo de água; emissão de receita para uso de medicação contínua durante o período da viagem; como deve ser feito o transporte de medicamentos na bagagem, para que não tenha problema nos aeroportos; solicitação de vacinas necessárias; exames de sequenciamento de algumas doenças contagiosas, entre outros. Dependendo do destino e do tipo de transporte da viagem, os procedimentos podem mudar.

“É importante que as pessoas nos procurem com antecedência em relação à viagem, pois esse tipo de consulta requer alguns procedimentos diferentes. Mas nós faremos uma avaliação e a necessidade de emissão de um certificado de saúde, por exemplo, solicitação de exames, etc. O ideal seria nos procurar com, pelo menos, trinta dias antes da viagem”, explicou o infectologista Fernando Maia.

O ambulatório funciona todas às sextas-feiras, a partir das 10h, no Serviço de Assistência Especializada (SAE), do Hospital Helvio Auto. Para marcar uma consulta, o usuário pode ir até o SAE, na Rua Cônego Lyra, s/n, no Trapiche da Barra, ou ligar para 3315-3244 e informar o local da viagem. Para viagens domésticas, só é necessário realizar consulta se for para áreas consideradas de risco, já viagens internacionais normalmente cabe uma avaliação.