Interior

Idoso filmado agredindo cão com guarda-chuva é detido em São Miguel dos Campos

Redação TNH1 | 08/01/20 - 10h07
Reprodução

A polícia conduziu para a delegacia, na manhã desta quarta-feira, 08, o idoso que feriu um cachorro com a ponta do guarda-chuva na frente de um supermercado em São Miguel dos Campos, no interior alagoano, no último dia 3. O vídeo da agressão foi divulgado pela OAB-AL que também confirmou que apareceram outras denúncias de maus-tratos a animais cometidos pelo mesmo homem.

Veja o vídeo:

Segundo informações da polícia, Benedito, como foi identificado, estava no Centro do município quando foi localizado. Um Boletim de Ocorrência havia sido registrado na delegacia da cidade, mas a polícia não tinha emitido o Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) para o suspeito responder pelo ataque, o que deve ocorrer desta vez.

O TNH1 tentou contato com o delegado João Marcello de Almeida, responsável pela 6ª Delegacia Região de São Miguel dos Campos, mas as ligações não foram atendidas. Neste momento, Benedito e testemunhas prestam esclarecimentos sobre o caso.

O idoso deve ser liberado depois do interrogatório, pois não houve flagrante, mas deve responder na Justiça pelo ataque a animais. 

(Crédito: Cortesia ao TNH1)

OAB-AL recebeu denúncia

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal da OAB/AL, da subseção de São Miguel dos Campos, Felipe Frazão, relatou para o TNH1 na última segunda, 06, que havia se encontrado com a pessoa que fez a filmagem de Benedito agredindo o animal.

“Nós recebemos o vídeo, e fomos apurar. Testemunhas falaram que as agressões são frequentes e na maioria das vezes ele usa o guarda-chuva, que tem a ponta afiada, para machucar os animais. É como se ele afiasse a ponta de propósito. É possível perceber que ele dá um sorriso após ferir o cachorro”, disse.

Frazão também informou que o idoso já tem ao menos três TCOs lavrados contra ele. “As testemunhas também falaram que ele já agrediu cachorros, gatos, cavalos… Elas vão comparecer na OAB, na delegacia e no Ministério Público, para reforçar a denúncia. Um ofício vai ser enviado para que o TCO seja emitido desse caso também. Infelizmente queríamos que ele fosse preso no dia, pois é uma maneira de conscientizar a sociedade. Mas ele vai ter que responder pelos maus-tratos”, frisou o advogado.

Cachorro morto após agressões em Porto Calvo 

Na última semana, dois homens mataram um cão no assentamento Conceição, zona rural da cidade de Porto Calvo. O vídeo da agressão foi compartilhado nas redes sociais e chocou internautas. Um dos suspeitos, José Otávio da Silva, 69 anos, vulgo “Bigode”, foi preso na sexta, 03, e confessou ter usado uma chave de troca de filtro de óleo para matar o animal.

Leonam Pinheiro confirmou para a reportagem que a polícia segue em diligências para localizar o segundo suspeito, identificado inicialmente como Orlando Silva. Os dois devem responder pelos maus-tratos. 

Câmara endurece penas para maus-tratos

O plenário da Câmara aprovou no último dia 17 de dezembro o projeto de lei que aumenta a pena para autores de maus-tratos a cães e gatos domésticos. A matéria segue para o Senado.

O texto aprovado prevê reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição de guarda de animal, mas apenas para maus-tratos a cães e gatos. A punição pode chegar a seis anos em caso de morte do animal. Para os animais silvestres, exóticos ou nativos, a pena continua a mesma. Hoje, a Lei de Crimes Ambientais determina detenção de três meses a um ano e multa para casos de violência contra animais.