Interior

'Fez por crueldade', diz delegado, sobre homem que confessou ter matado cachorro a pauladas

Redação TNH1 | 03/01/20 - 16h26
Homem foi preso na manhã desta sexta-feira (3) | Reprodução / Polícia Civil

O homem identificado como José Otávio da Silva, 69 anos, preso nesta sexta-feira (3) pela Polícia Civil, confessou ter matado um cachorro com uma chave de troca de filtro de óleo. A informação foi confirmada pelo delegado Leonam Pinheiro, responsável pela Delegacia dos Crimes Ambientais. 

Segundo o delegado, o suspeito disse em depoimento que não teve motivo para cometer o crime. "Fez por crueldade", disse o delegado. Ainda de acordo com Leonam Pinheiro, populares relataram que ele costumava torturar animais. 

Em um vídeo disponibilizado pela polícia, um homem diz que o suspeito praticava atos por perversidade. "Matou por perversidade. Há uns dias atrás, ele passou uma roçadeira e arrancou a cauda do cachorro, ali mesmo no meio do terreiro", relatou. 

Um segundo suspeito já foi identificado pela polícia. Trata-se de um homem chamado Orlando Silva. A Polícia Civil está à procura dele.  

Câmara endurece penas para maus-tratos

O plenário da Câmara aprovou no último dia 17 de dezembro o projeto de lei que aumenta a pena para autores de maus-tratos a cães e gatos domésticos. A matéria segue para o Senado.

O texto aprovado prevê reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição de guarda de animal, mas apenas para maus-tratos a cães e gatos. A punição pode chegar a seis anos em caso de morte do animal. Para os animais silvestres, exóticos ou nativos, a pena continua a mesma. Hoje, a Lei de Crimes Ambientais determina detenção de três meses a um ano e multa para casos de violência contra animais.  

"É importante a apuração desse tipo de crime não só para punir os criminosos, mas para educar e esclarecer aqueles que não sabem dar valor a um ser vivo. O endurecimento da pena é importante para que seja dada a reprimenda adequada ao criminoso, já que a pena muito branda incentiva ao crime e acaba não punindo na proporção devida", destacou o delegado Leonam Pinheiro.

Entenda o caso

A Polícia Civil prendeu na manhã da sexta-feira (3) um homem que matou um cachorro a pauladas no assentamento Conceição, nas proximidades da Usina Santa Maria, na cidade de Porto Calvo, a 96 quilômetros de Maceió. O outro suspeito é procurado pela polícia. O animal, de raça não divulgada, teria sido morto nessa quinta, 02.

Um vídeo compartilhado nas redes sociais, que não será divulgado pelo TNH1 por conta do conteúdo extremamente violento, mostra o momento em que dois homens, inicialmente identificados como Orlando e "Bigode", seguram um cachorro e acertam golpes na cabeça do animal. As imagens também mostraram que o cão não reagiu e a dupla apenas cessou as agressões depois de confirmar a morte do bicho.

A presidente da Comissão de Bem Estar Animal da OAB/AL, Rosana Jambo, e o delegado responsável pela Delegacia dos Crimes Ambientais, Leonam Pinheiro, ficaram cientes do caso ontem. Ainda não há informações se um dos agressores era dono do cachorro.

O homem identificado como "Bigode", aparentemente mais velho que o outro agressor, foi detido por policiais dentro do imóvel onde mora. Ele foi conduzido para Maceió no final da manhã de hoje. Um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) será lavrado contra ele e o caso vai ser encaminhado para um juizado criminal, que deve penalizar o suspeito. Ele deve ser interrogado por Leonam Pinheiro nas próximas horas.