Educação

Ifal Maceió tem campeões na OBFEP e é escola premiada pelo desempenho dos alunos

Assessoria | 09/01/19 - 23h45

Os alunos do Ifal Campus Maceió foram medalhistas e colocaram o Instituto como destaque nacional em mais uma edição da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas - OBFEP 2018. Diogo Rafael Bezerra Gomes e Breno Barbosa da Cunha ocuparam o topo do pódio, garantindo duas medalhas de ouro para o Ifal. Já Anderson Gabriel Falcão dos Santos e Jairon Henrique Noia Batista garantiram a medalha de prata. As medalhas de bronze foram conquistadas por  Diego Rafael Bezerra Gomes e Oswaldo Giacomo Neto.

Pelo excelente desempenho dos seus alunos, o Ifal Maceió foi escola premiada pela OBFEP, com participações exitosas de estudantes que conquistaram as três colocações no podium do conhecimento.

No total, 43 alunos do ensino médio representaram o campus Maceió na competição, sendo 19  alunos da 1a série, 13 da 2a série, 4 da 3a série e 7 da 4a série. O resultado da competição foi publicado no site oficial da Olimpíada. A premiação oficial no Campus Maceió  ainda terá data marcada.

O desempenho dos estudantes na Olimpíada conta com o apoio e o acompanhamento da Comissão Olímpica de Física do Ifal Campus Maceió- COFISIFAL, formada por docentes que oferecem aulas preparatórias para os "atletas do conhecimento" que representam a Instituição. A comissão foca o preparo de alunos em problemas e exercícios práticos de alto nível, tornando-os familiarizados com o nível de cobrança das provas da OBFEP.

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto apoiado pelo CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Esse programa que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto  nos estados de Bahia, Goiás, Piauí e São Paulo e em 2011 nesses mesmos estados mais Maranhão e Mato Grosso, aconteceu em 2012, 2013, 2014, 2015, 2016  e 2017 em nível nacional. Em 2018  a competição também envolveu estudantes de todo o Brasil sendo destinado exclusivamente a alunos do Ensino  Médio e do último ano (9o ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas.

Provas

Em cada fase os alunos participantes da OBFEP são divididos em 3 (três) níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade, como a seguir: Nível A– alunos matriculados no 9º  ano do Ensino Fundamental, no ano letivo da realização das provas. Nível B– alunos matriculados na 1ª e 2ª  séries do Ensino Médio, no ano letivo da realização das provas. Nível C– alunos matriculados na 3ª série e 4ª série (onde houver) do Ensino Médio, no ano letivo da realização das provas.