Maceió

Igreja Universal promove doação de sangue nesta quinta-feira, 02, em Maceió; participe

Redação TNH1 | 02/04/20 - 09h45
Reprodução/Agência Alagoas

A Igreja Universal do Reino de Deus promove uma ação de doação de sangue nesta quinta-feira, 2, para reforçar o estoque de sangue do Estado, durante o período da pandemia do novo coronavírus. Dezenas de maceioenses devem comparecer ao templo, na Avenida Gustavo Paiva, em Mangabeiras, até as 16h de hoje. As doações tiveram início às 8h.

Salas do departamento administrativo da Igreja foram disponibilizadas para abrigar a equipe e os doadores. Para o pastor Renato Salvador, a expectativa é que cerca de 80 pessoas participem da ação. Ele também contou que a Universal segue as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Nós temos a preocupação de não criar aglomeração, por isso os horários foram marcados separadamente. Sabemos da importância desse momento e queremos realizar esta boa ação que visa o melhor para todos", destacou.

Quem tiver interesse em doar deve procurar a Igreja Universal e estar bem de saúde. Caso não, o maceioense deve ficar em casa.

Quem pode doar sangue

Os voluntários devem ter idade entre 16 e 69 anos, peso superior a 50 quilos, além de boa saúde. O Ministério da Saúde (MS) orienta, ainda, que é necessário portar um documento de identificação com foto.

A portaria do MS também proíbe de doar sangue àqueles que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. As mulheres que estiverem grávidas ou amamentando também ficam impossibilitadas de se candidatarem à doação de sangue. E quanto aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis para autorizarem o procedimento.

Ainda de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, os doadores de sangue regulares devem respeitar um intervalo de dois meses, no caso dos homens. Já quanto às mulheres, o período de tempo entre uma doação e outra é de três meses.