Mundo

Incêndio destrói estúdio de animação no Japão deixa mortos

Folhapress | 18/07/19 - 06h06
ncêndio em estúdio de animação em Kyoto | Reprodução / @XRAY_RAIX

Ao menos 24 pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas em um incêndio de origem supostamente criminosa que destruiu um estúdio de animação em Kyoto, no oeste do Japão, informaram os bombeiros nesta quinta-feira (18).

"Encontramos uma pessoa com parada cardíaca no segundo andar e mais dez no mesmo estado nas escadas entre o segundo e o terceiro andares", disse um porta-voz dos bombeiros à AFP, usando um termo que no Japão se refere a às mortes ainda não certificadas. Outras 13 mortes foram relatadas em um balanço anterior. Segundo o oficial, outras pessoas não conseguiram sair do prédio em chamas. "A morte de uma pessoa não identificada foi confirmada", disse um porta-voz dos bombeiros. 

O incêndio começou por volta das 10H30 local (22H30 Brasília de quarta) em um imóvel da Kyoto Animation, que produz séries de sucesso para a TV. Cerca de 160 pessoas trabalham na empresa, que inclui uma escola de animação.

Duas horas mais tarde, o incêndio seguia ativo e nuvens de fumaça saíam do prédio, segundo imagens da TV japonesa. "Estamos acompanhando a situação e vendo como podemos proceder. De momento não é possível dizer mais nada", declarou à AFP um funcionário da casa matriz do estúdio.

Os bombeiros enviaram 35 caminhões ao local, e informaram "numerosos feridos", incluindo pessoas desfalecidas, segundo um representante da instituição contatados pela AFP.

A polícia suspeita que "um homem jogou um líquido inflamável e começou o incêndio", disse à AFP um porta-voz da polícia de Kyoto. "Ele disse que 'eles vão morrer'", de acordo com um testemunho transmitido pelo canal de televisão NHK.

Segundo a imprensa, o responsável pelo incêndio tem cerca de 40 anos, ficou ferido e estaria hospitalizado sob vigilância policial.