Educação

Inep prorroga prazo para pagamento da taxa do Enem 2020

Brasil Escola | 02/06/20 - 13h05
Foto: Gabriel Ramos/Shutterstock

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou na manhã desta terça-feira, 2 de junho, a prorrogação do prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os estudantes poderão pagar o boleto até 10 de junho. 

Emita novo boleto na Página do Participante a partir de 3 junho

De acordo com a nota, os participantes que não fizeram o pagamento da taxa de R$ 85 deverão acessar a Página do Participante a partir desta quarta-feira, 3 de junho, e emitir novo boleto, já que os emitidos anteriormente perderam a validade. 

O Inep informou que cerca de 300 mil inscritos dos ainda não pagaram a taxa do Enem 2020. De acordo com o instituto, mais de 5,7 milhões de inscrições já foram confirmadas. 

As inscrições confirmadas contemplam os isentos do pagamento da taxa de inscrição e os participantes que já pagaram os boletos. 

Nome Social

Travestis e transexuais podem solicitar o atendimento pelo nome social até a próxima sexta-feira, 5 de junho. Veja como fazer a solicitação

O resultado das solicitações é divulgado individualmente, na Página do Participante. Estudantes com pedidos negados poderão recorrer em até três dias com o envio de documentação comprobatória.  

Enem 2020

As inscrições do Enem 2020 foram encerradas em 27 de junho, prazo que havia sido prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC). O balanço de participações totais (antes da confirmação dos pagamentos da taxa) registrou 6.121.363 inscrições, sendo 6.020.263 para a versão impressa e 101.100 para a prova digital. 

O Enem ainda não tem as novas datas de aplicação definidas, já que o exame foi adiado entre 30 e 60 dias do prazo estabelecido no edital (novembro de 2020). O cronograma de aplicação das provas impressas e digitais será divulgado após enquete realizada com os inscritos. 

O Enem 2020 é a primeira edição com a edição digital. Apesar da aplicação em computadores, as provas terão o mesmo formato da versão impressa: dois dias de exame e 180 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e uma redação.