Maceió

ISS Fixo para 2022 deve ser emitido no site da Prefeitura de Maceió; saiba como

Secom Maceió | 21/02/22 - 12h35
Secom Maceió

O Imposto Sobre Serviços para prestadores de serviços de Maceió, conhecido como ISS Fixo ou ISS para Autônomos, já pode ser emitido no site da Secretaria Municipal de Economia (Semec), aqui. A emissão da guia do ISS deve ser feita na opção Mobiliário — Empresa/Autônomo, digitando o número de inscrição municipal e selecionando a opção para o ano de 2022.

O tributo, de responsabilidade do Município, atende à Lei nº 6685/2017 e deve ser quitado em duas parcelas, a primeira com vencimento para 31 de março e a outra com vencimento para 31 de agosto. Todo e qualquer prestador de serviço cadastrado no Município como autônomo deve pagar o ISS Fixo.

O não pagamento deste imposto pode acarretar na incidência de juros e multa e também levar à cobrança, com possibilidade de execução fiscal ou à negativação do contribuinte.

A Prefeitura orienta aos cidadãos que optem, preferencialmente, pela emissão da guia no site do órgão, de forma prática e rápida, eliminando a necessidade de deslocamento até a sede da Economia Municipal, que está atendendo somente por agendamento para gerar o boleto.

Como agendar um atendimento?

Os contribuintes devem agendar no site de serviços da Semec, escolhendo um tipo de serviço, uma data e um horário disponíveis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

O atendimento para os postos da Semec nas Centrais Já! do shoppings Farol, Pátio e Maceió Shopping devem ser agendados no site da Seplag. Os postos também funcionam de segunda a sexta, das 8h às 14h.

A Semec ainda disponibiliza todos os seus serviços nos canais online, além do e-mail atendimento@semec.maceio.al.gov.br para tirar dúvidas e fornecer orientações. A Secretaria também reforça que o atendimento por telefone está, temporariamente, suspenso.