Futebol Internacional

Itália e França já têm campeões; como estão as ligas europeias

Veja / Placar | 22/04/19 - 15h04
Mbappé brilhou no PSG | Divulgação / Twitter FIFA

Os campeonatos nacionais europeus estão chegando em sua fase final. Entre as principais ligas do continente, dois campeões foram definidos, neste final de semana: na Itália, a Juventus conquistou o octacampeonato ao vencer a Fiorentina por 2 a 1, no sábado, 20, em Turim.

Na França, o campeão foi definido no domingo, 21. Com três gols de Kylian Mbappé e retorno de Neymar, o PSG venceu o Monaco por 3 a 1, no Parque dos Príncipes. Nas outras ligas, as situações seguem indefinidas, com destaque para a briga entre Liverpool e Manchester City na Inglaterra.

Campeonato Alemão

É um dos mais equilibrados da Europa. Faltando quatro rodadas, o Bayern de Munique tem 70 pontos, um a mais que o Borussia Dortmund, na liderança do torneio. Na luta por vaga na Liga dos Campeões, o RB Leipzig está quase garantido, enquanto Eintracht Frankfurt, Borussia Mönchengladbach, Hoffenehim e Bayer Leverkusen, lutam mais diretamente pela última vaga.

Jogos restantes na luta pelo título

Bayern de Munique

28/04 – Nuremberg x Bayern de Munique
04/05 – Bayern de Munique x Hannover
11/05 – RB Leipzig x Bayern de Munique
18/05 – Bayern de Munique x Eintracht Frankfurt

Borussia Dortmund

27/04 – Borussia Dortmund x Schalke 04
04/05 – Werder Bremen x Borussia Dortmund
11/05 – Borussia Dortmund x Fortuna Düsseldorf
18/05 – Borussia Mönchengladbach x Borussia Dortmund

Campeonato Espanhol

Restando cinco rodadas para o término do Campeonato Espanhol, o Barcelona pode ser campeão nas próximas rodadas. Com nove pontos de vantagem para o segundo colocado, Atlético de Madri, o clube catalão só perde o título caso perca ao menos três partidas. A disputa pelo segundo lugar é mais equilibrada. O Real Madrid tem quatro pontos a menos que o Atlético. Na luta pela última vaga na Liga dos Campeões estão Getafe, Valencia e Sevilla.

Campeonato Francês

O PSG conquistou o torneio nacional no domingo, abrindo 19 pontos de vantagem para o segundo colocado Lille, restando 15 em disputa. Apesar da diferença para o líder, o Lille tem vaga praticamente assegurada na Liga dos Campeões. Saint-Étienne, Lyon, Olympique de Marselha e Montpellier disputam a última vaga para o torneio europeu. Apenas os dois primeiros têm vagas na fase de grupos. O terceiro colocado disputa a fase preliminar.

Campeonato Holandês

Com a excelente campanha do Ajax na Liga dos Campeões, o Campeonato Holandês ganhou destaque. O Ajax é líder com 77 pontos, mesma pontuação do rival PSV, que fica atrás apenas nos critérios de desempate, restando três rodadas para o fim. As duas equipes já estão classificadas para a próxima edição da Liga dos Campeões, na fase preliminar.

Jogos restantes na luta pelo título

Ajax

23/04 – Ajax x Vitesse
12/05 – Ajax x Utrecht
15/05 – De Graafschap x Ajax

PSV

25/04 – Willem II x PSV
12/05 – AZ Alkmaar x PSV
15/05 – PSV x Heracles Almelo

Campeonato Inglês

Manchester City e Liverpool disputam o título rodada a rodada. O Liverpool lidera com 88 pontos, dois a mais que o Manchester City, que tem uma partida a menos. Restam três rodadas para o término do torneio, mas o City tem um quarto jogo, de rodadas atrasadas, justamente um clássico contra o Manchester United. As duas equipes estão classificadas para a Liga dos Campeões, mas as outras duas vagas são disputadas, rodada a rodada, por Tottenham, Arsenal, Chelsea e Manchester United.

Jogos restantes na luta pelo título

Liverpool

26/04 – Liverpool x Huddersfield
05/05 – Newcastle x Liverpool
12/05 – Liverpool x Wolverhampton

Manchester City

24/04 – Manchester United x Manchester City
28/04 – Brunley x Manchester City
06/05 – Manchester City x Leicester City
12/05 – Brighton x Manchester City

Campeonato Italiano

A Juventus conquistou o título neste sábado, ao vencer a Fiorentina por 2 a 1. Restam agora três vagas na próxima edição da Liga dos Campeões. O Napoli tem grande vantagem, com 67 pontos, um jogo a menos, e já está quase classificada, restando ainda cinco rodadas. A Inter de Milão, com 61 pontos, também está mais perto da vaga. A briga fica pela última, entre Milan (56), Roma (55), Torino (53), Atalanta (53), que tem um jogo a menos e Lazio (52).

Campeonato Português

Benfica e Porto disputam ponto a ponto o título português. O Porto, que já venceu nesta rodada, tem 75 pontos. O Benfica, que joga nesta segunda, tem 72. Depois desta rodada, restarão quatro partidas em disputa. O Sporting, com 67 pontos, ainda tem beliscar uma vaga na Liga dos Campeões do próximo ano. O campeão consegue vaga na fase de grupos, enquanto o vice jogará a fase preliminar.

Jogos restantes na luta pelo título

Benfica

22/04 – Benfica x Marítimo
28/04 – Braga x Benfica
05/05 – Benfica x Portimonense
12/05 – Rio Ave x Benfica
19/05 – Benfica x Santa Clara

Porto

28/04 – Rio Ave x Porto
05/05 – Porto x Desportivo Aves
12/05 – Nacional x Porto
19/05 – Porto x Sporting