Política

JHC toma posse em Maceió e diz que vai criar plano de vacinação contra a Covid-19

TNH1 | 01/01/21 - 17h40
Foto: Reprodução

O prefeito JHC (PSB) e o vice-prefeito Ronaldo Lessa (PDT), além dos 25 vereadores eleitos por Maceió, foram empossados na tarde desta sexta-feira (1º), em solenidade realizada em modalidade virtual.

Durante a solenidade, o prefeito ressaltou desafios a serem enfrentados durante o primeiro ano de mandato. JHC prometeu criar um plano de vacinação contra a Covid-19 e instalar um comitê especial para dar celeridade à resolução dos problemas de afundamento de solo nos bairros de Bebedouro, Pinheiro, Bom Parto e Mutange.

"Vamos criar um comitê especial para fazer justiça para o que a Braskem fez. Faremos um plano para vacinar o máximo de pessoas que podemos em um tempo mais curto", afirmou o prefeito.

JHC seguiu seu discurso cumprimentando os vereadores eleitos e agradecendo o ex-prefeito Rui Palmeira (sem partido) pelo processo de transição, realizado desde o resultado das eleições, no dia 29 de novembro.

"Gostaria de cumprimentar a todos os vereadores que acabaram de ser empossados. Nós estamos vivendo um período atípico, muito diferente e difícil para todos. Espero que consigamos transpassar muitos dos obstáculos, porque estaremos juntos. Agradeço também ao ex-prefeito Rui Palmeira e sua equipe que nos trataram com a cordialidade que a democracia precisa", concluiu.

Encerrando seus trabalhos como presidente da Câmara Municipal de Maceió, o vereador Kelmann Vieira (Podemos), enfatizou as medidas de sanitização promovidas pela mesa diretora para impedir a propagação do coronavírus e os recursos redirecionados pela casa para o combate à Covid-19.

"Como medida efetiva de combate à pandemia, é importante deixar claro à população maceioense, que várias ações dos vereadores foram postas em prática ainda no ano passado. É bom frisar que este parlamento, percebendo a gravidade da situação, muitos dos vereadores presentes redirecionaram diversas emendas parlamentares do orçamento de 2020 para ações e serviços de saúde. A mesa diretora, que hoje encerra os trabalhos, repassou mais de 2,2 milhões, devolvendo aos cofres públicos, possibilitando a aquisição de material para os postos de saúde e aquisição de EPIs", relatou.

A Câmara Municipal em 2021 terá 25 vereadores, confira a lista:

Delegado Fábio Costa (PSB)
Luciano Marinho (MDB)
Kelmann (Pode)
Chico Filho (MDB)
Gaby Ronalsa (DEM)
Francisco Sales (PSB)
Fernando Holanda  (MDB)
Davi Davivo (PP)
Galba Novaes (MDB)
Aldo Loureiro (PP)
Marcelo Palmeira (PSC)
Oliveira Lima (Republicanos)
Zé Márcio Filho (PSD)
Brivaldo Marques (PSC)
Siderlane Mendonça (PSB)
Eduardo Canuto (Pode)
Teca Nelma (PSDB)
Olivia Tenório (MDB)
Silvania Barbosa (PRTB)
Cal Moreira (PSC)
Leonardo Dias (PSD)
João Catunda (PSD)
Joaozinho (Pode)
Samyr Malta (PTC)
Dr. Valmir (PT)

Mesa Diretora

Ao final da solenidade de posse na CMM, os vereadores se reuniram para a eleição da Mesa Diretora. Na disputa, o parlamentar reeleito, Galba Netto (MDB), contra a novata Olívia Tenório, do mesmo partido. O plaacar terminou com a vitória de Netto por 14 a 11. Confira abaixo a composição da mesa diretora da CMM.

Presidente: Galba Netto (MDB);
1º Vice Presidente: Luciano Marinho (MDB);
2º Vice Presidente: Gaby Ronalsa (DEM);
1º Secretário: Marcelo Palmeira (PSC);
2º Secretário: Siderlane Mendonça (PSB);
3º Secretário: João Catunda (PSD);
1º Suplente: Aldo Loureiro (PP);
2º Suplente: Cal Moreira (PSC).