Maceió

Junho Vermelho: ação promove doação de sangue no bairro Benedito Bentes

TNH1 com Assessoria | 31/05/22 - 10h42

O mês de junho é um dos mais preocupantes para o Hemocentro de Alagoas (Hemoal). Por causa das festas juninas, o número de acidentes costuma subir. Já o estoque de bolsas de sangue, diminui. Outro fator que agrava a situação este ano é o crescimento dos casos de dengue, que pode evoluir para a forma hemorrágica.

Para estimular a doação e atrair novos doadores o Instituto de Assistência Social à Comunidade (Amadal) realiza, nesta quarta-feira (1º), uma coleta externa de sangue na sede da instituição, das 9 às 16 horas. O imóvel fica na rua Rua João Paulo I, número 4422, no Alto da Alegria, bairro Benedito Bentes. 

A assistente social Maynara Araújo, coordenadora da Amadal, explica que a iniciativa é realizada em parceria com o Hemoal e faz parte do Junho Vermelho: campanha criada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de incentivar o espírito solidário e conscientizar a população sobre a importância desse gesto de amor, que pode salvar até quatro vidas

“Estamos realizando a ação pelo segundo ano consecutivo. O Instituto já passou pela vistoria e tem a estrutura perfeita para receber o banco de sangue, atendendo todas os protocolos sanitárias e de saúde exigidos. Nossa meta é ultrapassar o índice do ano passado, quando conseguimos o mesmo número de doadores de um dia considerado bom, no Hemoal, e despertar novos doadores”, detalha.

Gesto nobre - Larissa Oliveira é uma das fisioterapeutas do Instituto, que oferta diversos serviços de saúde para os moradores do Benedito Bentes. Na primeira edição, ela confessa que tinha medo de doar. Mas depois de ver de perto todo o processo, criou coragem e não se arrependeu!

“Tinha medo da agulha, mas não conhecia o procedimento em si. Mudei meu conceito graças ao profissionalismo dos funcionários do Hemoal. Eles me explicaram que faria testes e, após isso, poderia estar apta. Isso me tranquilizou e venci o medo. Em apenas dez minutos eu conclui a doação, sem dor nenhuma. Agora, vou repetir esse ato de amor e aconselho que todos venham, pois é muito gratificante. Não há riscos e os profissionais são muito competentes, humanos”, conclui.

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos, chegar alimentado, pesar mais de 50 quilos e ter dormido pelo menos seis horas no último dia.