Educação

Junior Achievement promove formatura de 180 jovens do Projeto Miniempresa

28/11/15 - 14h13

Junior Achievement promove formatura de 180 jovens do projeto Miniempresa (Crédito: Lelo Macena/TNH1)

Junior Achievement promove formatura de 180 jovens do projeto Miniempresa (Crédito: Lelo Macena/TNH1)

Uma das salas do do Kinoplex, no Maceió Shopping, se transformou, na manhã deste sábado, 28, no palco de celebração do empreendedorismo de jovens estudantes alagoanos. Num clima leve comandado pelo divertido mestre de cerimônia Fernando Peron, cerca de 180 alunos de escolas de Alagoas receberam o certificado de conclusão do Programa Miniempresa da Junior Achievement.

Durante 15 semanas, com ajuda de colaboradores voluntários de empresas parceiras, eles tiveram o desafio de montar uma pequena empresa e criar um produto para a comercialização. Ao todo, foram nove turmas: Lumiar (EBEP), Fofocute (EBEP), Bag Phone (Rosalvo Ribeiro), Ecoju (José da Silva Camerino), I Fone (Ifal Penedo), Ilumiartes (Ifal Maceió), Oxente Bolsas (EBEL), Emplacados (Ifal Arapiraca), U Box (EBEP).

PSCOM: 10 ANOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Há dez anos praticando atividades de responsabilidade social, o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCom), por meio do Pajucara Social, também foi homenageado por ter sido a empresa com maior número de horas dedicadas ao trabalho voluntário da Junior Achievement Alagoas. Foram cerca de 1.135 dedicadas pelos colaboradores do PSCom.

“Sempre nos preocupamos em nos aliar a parceiros confiáveis. E ficamos encantados com a consistência da Junior Achievement e do programa Miniempresa, cujo foco é a inclusão do empreendedorismo e da importância dos valores na educação dos jovens. Acreditamos também que dessa forma contribuímos com a sociedade, pois devolvemos a ela o que ela nos dá em termos de liderança e da grande audiência dos nossos programas locais”, disse o diretor executivo do PSCom, André Vajas.

Presente ao evento, o presidente do Conselho Consultivo da Junior Achievement Alagoas, o empresário Alberto Cabús, ressaltou a importância do programa Miniempresa. “Nós não preparamos os jovens apenas para o empreendedorismo, nós trabalhamos valores. Hoje o mundo clama por pessoas que sejam mais éticas, mais comprometidas e que se engajem nos projetos como meio de transformação da sociedade", disse Alberto Cabús.

Durante o programa Minempresa, além das noções de empreendedorismo, negócio e mercado de trabalho, os jovens são estimulados a trabalhar a coletividade e o espírito de grupo. “Eles aprendem a trabalhar em equipe, aprendem o que é ética, o que é respeitar, e, o que é considerado o maior desafio por eles, que é tratar com as pessoas”, explica Junara Camargo, diretora executiva da Junior Achievement Alagoas.

Segundo ela, o projeto é considerado um sucesso em Alagoas: “Apesar de todos os desafios, a questão econômica do país, as dificuldades com as greves da Educação, eu acho que a Junior Achievement em Alagoas tem muito sucesso. Já estamos com 50 mil alunos que passaram por nosso programa. É um movimento que tem um valor na sociedade muito grande", disse Junara Camargo.

“O PSCom entende a importância do papel daJunior Achievement na sociedade. Além de participarmos como empresa, temos um retorno com os nossos colaboradores, que se desenvolvem e se integram, e assim podem contribuir como cidadãos e como profissionais”, acrescentou a a gerente de Recursos Humanos do PSCom, Jennifer Lins.

Com a felicidade estampada no rosto, Karine Fernades, de 15 anos, disse que teve a oportunidade de ver na prática como funciona uma empresa. “Eu faço o curso de Administração e pra mim foi muito importante participar dessa experiência. Com certeza sou uma nova pessoa e com uma visão de futuro”, disse ela.

A jovem Julyanne dos Santos também estava empolgada. "Aprendemos muito sobre gestão e também acredito que crecemos como pessoas. Hoje já entendo um pouco de como é administrar um empresa e isso é muito legal", dissse a jovem.

 

 

 

 

"