Maceió

Maceió amanhece com chuva forte e vários pontos alagados; veja vídeos

TNH1 | 15/06/21 - 07h15
Reprodução

A forte chuva que cai desde a madrugada deixou a capital alagoana com vários pontos alagados no início da manhã desta terça-feira (15). Vídeos gravados por maceioenses mostram a situação de alguns bairros que já sofrem com a invasão da água, o que também prejudica a mobilidade da população.

O bairro de Fernão Velho, que sempre é atingido com o período chuvoso, amanheceu debaixo d'água. Assim como o Mercado da Produção, no bairro de Levada, que teve o serviço afetado pela chuva nesta manhã. Veja os vídeos a seguir.

No bairro de Cambona é possível observar que a água tomou conta de parte da Avenida Afrânio Lages, próximo a linha do trem. Assista:

Em outro registro, nas proximidades da sede do Instituto Médico Legal, no bairro Tabuleiro do Martins, um morador filma o alagamento nas ruas da região. 

Dois vídeos foram enviados pela população de Bebebouro. Primeiro, um registro feito perto do Parque Municipal de Maceió, com a rua atingida pela água barrenta. Em outro, um motorista mostra a situação da Rua Cônego Costa e disse que ia ter que mudar o trajeto para fugir do alagamento. Confira abaixo.

Na Grota da Alegria, no Benedito Bentes, um morador mostrou a água que cai intensamente pela comunidade. Uma pequena "cachoeira" foi formada em área de encosta e assustou a população.

No complexo viário da PRF, recém-inaugurado na parte alta da capital, houve congestionamento no túnel do viaduto e os motoristas precisaram alterar o percurso nesta manhã.

Risco de deslizamentos

A Defesa Civil de Maceió comunicou que o aviso meteorológico emitido pela Sala de Alerta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas aponta para acumulados significativos de chuva que podem se estender durante toda a terça-feira (15).

De acordo com o documento da Semarh, as condições atmosféricas sobre o leste do Nordeste do Brasil estão favoráveis à ocorrência de chuvas com intensidade moderada e algumas pancadas intensas.

Nestas condições, o órgão destacou que há risco moderado de movimentação de massa em áreas de encosta e alagamentos.

Como acionar?

A Defesa Civil orienta que, caso os moradores identifiquem alguma situação de risco nos locais onde moram, acionem o órgão através do telefone 199, para realização de uma vistoria. O atendimento é 24 horas. E destaca que, em casos de emergência, busquem abrigos seguros, como casas de parentes.

Outro serviço que pode ajudar a população a agir de forma preventiva é a mensagem de texto que é disparada pelo órgão ao receber alertas. Para receber esse serviço basta enviar uma mensagem de texto SMS para o número 40199. No corpo do texto da mensagem basta escrever o número do CEP de onde se mora. Em instantes você já recebe a confirmação de cadastro do serviço de alerta.