Saúde

Maceió anuncia início da vacinação de crianças de 10 e 11 anos sem comorbidades

TNH1 com Secom Maceió | 19/01/22 - 13h15
Ascom SMS Maceió

Após vacinar apenas 211 crianças com comorbidades nos dois primeiros dias da imunização contra a Covid voltada ao público infantil, a Prefeitura de Maceió anunciou no início da tarde desta quarta-feira (19) que vai iniciar hoje mesmo a aplicação das doses em crianças de 10 e 11 anos sem comorbidades. A vacinação pediátrica acontece nos quatro pontos fixos, que funcionam no Maceió Shopping (Mangabeiras), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) e Papódromo (Vergel).

Maceió recebeu duas remessas de vacinas pediátricas da Pfizer, totalizando, até o momento, 11.530 doses do imunizante para imunização do público infantil.

A vacinação para crianças de 5 a 11 anos foi aberta na última segunda-feira (17) e desde então os pontos fixos de vacinação se tornaram lugares coloridos e animados pelas próprias crianças e por personagens do universo infantil. Atividades lúdicas, distribuição de lanches, doces e Certificado de Coragem estão à disposição nesses locais para que as crianças possam se sentir mais à vontade durante a imunização.

Sobre a vacinação - Os quatro pontos de vacinação contam com salas climatizadas da Pfizer exclusivamente para a vacinação pediátrica, conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de espaço temático decorado e animadores.

Segundo informou a prefeitura, Maceió segue os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para vacinação de crianças, tendo começado, na segunda-feira (17), pelas crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente e/ou comorbidades, e avança agora, por ordem decrescente de idade, contemplando agora as crianças de 11 e 10 anos. As demais faixas de público serão anunciadas à medida que houver disponibilidade de doses.

Caso os pais não estejam presentes é necessário o preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA COMINARTY-PFIZER PEDIÁTRICA+ cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação + caderneta de vacinação da criança + CPF ou Cartão SUS.

Termo de assentimento para o público infantil de 5 a 11 anos

Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da certidão de nascimento. Para as crianças com comorbidades também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.

Público estimado - O público estimado de crianças de 5 a 11 anos em Maceió é de 106.341, no total, sendo 12.300 de 5 anos, 13.261 de 6, 14.303 de 7, 14.858 de 8, 16.224 de 9, 18.716 de 10 e 16.679 de 11 anos. Salvo as crianças com comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde não exigirá prescrição médica nem cadastro prévio para a vacinação de crianças que deverão estar obrigatoriamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis, e na ausência destes, por adulto com declaração de autorização assinada pelos pais.