Maceió

Maceió começa a vacinar nesta terça crianças de 3 anos contra a Covid-19

Secom Maceió | 08/08/22 - 17h57
Agência Brasil

A partir desta terça-feira (9), a Prefeitura de Maceió inicia a vacinação contra a Covid-19 com o uso da Coronavac em crianças de 3 anos de idade. A medida segue a recomendação do Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo a nota técnica do Ministério da Saúde, a vacinação com Coronavac é feita de forma gradual. Em Maceió, o imunizante estava sendo aplicado em crianças imunocomprometidas entre 3 e 4 anos de idade, depois nas de 4 anos e agora chegou a vez das de 3 anos de idade. Também não há mais por parte do MS, recomendação de intervalo entre as vacinas Covid-19 e as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em crianças a partir dos 3 anos de idade.

“Diversos estudos demonstram a eficácia e efetividade da vacina Coronavac a partir dos 3 anos idade. É preciso lembrar que o imunizante é autorizado pela Anvisa, ou seja, seguro e ajuda a evitar complicações pela doença, hospitalizações e óbitos nesse público”, afirma a gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.

As crianças devem tomar a segunda dose da vacina com o intervalo de 28 dias. Até esta segunda-feira (8), Maceió já tinha imunizado 37,26% de sua população pediátrica.

Documentação para vacinação pediátrica

Para vacinar o público, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais. Caso a criança esteja acompanhada de outro responsável é necessário que o pai e a mãe preencham o Termo de Assentimento para Vacinação Infantil que fica retido no ato de vacinação + cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação.

Os responsáveis devem apresentar o próprio documento de identificação com foto e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento, Caderneta de Vacinação e CPF ou Cartão SUS.

Locais de vacinação

Maceió Shopping, das 9h às 21h, de segunda a sábado

Pátio Shopping - de segunda a sábado das 15h às 21h e domingo, das 12h às 18h

Unidades de saúde que atendem crianças de 3 a 11 anos

II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, Poço) - 09h às 16h, de segunda a sexta

USF Cláudio Medeiros (Rio Novo) - 09h às 16h, de segunda a sexta

USF Paulo Leal (Feitosa) - 09h às 16h, de segunda a sexta

USF Arthur Ramos (Henrique Equelman) - 09h às 16h, de segunda a sexta

Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo (UFAL) - 09h às 16h, de segunda a sexta

US Durval Cortez (Prado) - 09h às 20h, de segunda a sexta

USF Ouro Preto - 09h às 16h, de segunda a sexta