Maceió

Maceió é a 1ª capital do NE a contar com Central de Logística Reversa de eletroeletrônicos

Secom Maceió | 28/09/21 - 21h08
Ascom Sedet

O Ecoponto da Pajuçara, onde a população pode fazer o descarte de resíduos sólidos recicláveis, também passa a receber equipamentos eletroeletrônicos pós-consumo, com a inauguração da primeira unidade da Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos de Maceió, que ocorreu nesta terça-feira (28). A implantação da central de logística é resultado de uma ação conjunta entre a Prefeitura, Ministério do Meio Ambiente e Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree).

O vice-prefeito Ronaldo Lessa esteve presente na solenidade e destacou que Maceió é a primeira capital do Nordeste a ser contemplada com o espaço. “É uma determinação política do prefeito JHC. Na medida em que esses resíduos são descartados de forma correta, você protege a sociedade e a cidade fica mais limpa. Nós esperamos que esse exemplo cresça”, disse.

O sistema de logística reversa representa um importante passo para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e visa possibilitar o descarte, transporte, manejo e reciclagem de bens de consumo, como celulares, tablets, acessórios para celulares, pilhas e baterias, aparelhos de som, geladeiras e fogões.

Para o secretário-adjunto de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial (Sedet), Ismar Macário, trata-se da união dos esforços de quem fabrica, distribui, comercializa, usa e recicla, com foco na destinação ambientalmente adequada de resíduos.

“Estamos formalizando parcerias com as cooperativas com a intenção de levar essa ideia para todos os bairros, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade ambiental e de vida no município”, enfatizou Ismar. A efetivação dessa política pública é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Programa Nacional Lixão Zero, que está inserido no âmbito da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana e objetiva subsidiar os estados e municípios na gestão dos resíduos sólidos urbanos.

De acordo com o secretário nacional da Qualidade Ambiental, André França, que também esteve presente à solenidade de inauguração, o descarte adequado de produtos eletroeletrônicos possibilita que ele seja reinserido na cadeia produtiva, preservando os recursos naturais e gerando emprego e renda com sustentabilidade.

“Ao invés de ir parar no meio ambiente, gerando impactos negativos, esse material agora será recolhido e destinado de forma adequada. Essa ação é decorrente do decreto do Governo Federal do ano passado, instituindo a logística reversa de eletroeletrônicos em todo o Brasil”, reforçou André França.

Segundo o presidente da Abree, Sérgio de Carvalho Maurício, o equipamento é fundamental para a cidade, porque garante que os produtos eletroeletrônicos não vão parar em lixões e aterros, e o impacto é muito menor no meio ambiente. “Além disso, gera uma cadeia de contribuição e de colaboração entre os vários atores envolvidos nesse processo”, explicou.

No total, a capital alagoana possui cinco Ecopontos para receber resíduos sólidos. “Esses pontos são de grande valia para reduzir o descarte irregular de resíduos”, afirmou o superintendente Ivens Peixoto. O evento ainda contou com a participação do secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, e do presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), Marçal Fortes. A Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos fica localizada na rua Luiz Campos Teixeira, 476, no mesmo local do Ecoponto da Pajuçara.