Educação

Maceió implementa Unidade Educacional para Aulas Digitais na rede municipal

Secom Maceió | 02/09/21 - 15h45
Luan Oliveira / Ascom Semed

A Prefeitura de Maceió anuncia a criação do Transforma Maceió, que implementa uma Unidade Educacional para Aulas Digitais na rede municipal de ensino. Com a estrutura da Residência Educacional, os professores receberão capacitação e meios para criarem materiais audiovisuais que auxiliarão o aprendizado dos estudantes no ensino híbrido.

De acordo com Emília Caldas, secretária adjunta de Gestão Educacional, o novo programa servirá para além das aulas remotas. “Nos anos posteriores, isso tudo servirá para reforço, uma complementação didático-pedagógica para o aluno”, conta a secretária.

Em um primeiro momento, os professores receberão uma qualificação sobre algumas noções mais avançadas sobre a metodologia das aulas remotas. Os vídeos serão usados na complementação da carga horária dos alunos, quando estiverem estudando em formato remoto.

Para Maria José Alves, diretora de Gestão Educacional, a principal meta do programa é atenuar os impactos da pandemia no aprendizado. “Esperamos, por meio do Transforma Maceió, que a educação da capital possa avançar. Com a tecnologia como grande aliada, visamos ampliar os espaços de aprendizagem, levando a sala de aula também para casa”, explica.

Uma comissão já foi formada na Secretaria Municipal de Educação (Semed) com participação das coordenações de Educação Infantil; Ensino Fundamental; Educação para Jovens, Adultos e Idosos; e de Centros e Núcleos. O grupo tem como missão coordenar a implementação, execução e avaliação do programa na rede.

O esforço para a inclusão dos estudantes no ensino híbrido também passará pelo uso de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos materiais veiculados. A seleção dos professores que irão ministrar as videoaulas será feita por meio de edital, que deve ser publicado ainda este ano.