Maceió

Maceió: inscrições para 4º Concurso de Merendeiras terminam dia 8 de agosto

Secom Maceió | 03/08/22 - 23h20
Julita Bittencourt/Ascom Semed

As inscrições para o 4º Concurso de Merendeiras acabam no dia 8 de agosto e muitas merendeiras de creches e escolas da rede de ensino de Maceió já estão preparadas para participar. O objetivo do evento é estimular a ampliação da aquisição de produtos da agricultura familiar e melhorar a qualidade do cardápio escolar.

A competição é uma realização do Sebrae junto ao Senac, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e ao setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Nas últimas duas edições, a capital alagoana ficou no ranking das três melhores receitas. Em 2020, ganhou a competição e em 2021 ficou com o segundo melhor prato do estado.

Neste ano, 21 municípios de Alagoas participam do concurso. Em Maceió, três finalistas vão concorrer na etapa municipal. Desta fase sai uma vencedora representando o município na etapa regional.

A classificação e a análise das receitas serão realizadas por uma nutricionista especializada indicada pelo Sebrae/AL. Há critérios exigidos para a seleção dos pratos como, por exemplo, a presença de alimentos regionais e da agricultura familiar local, de alimentos in natura ou minimamente processados, ausência de alimentos processados e ultraprocessados e a possibilidade de replicação da receita no contexto escolar.

Yolanda Maria é merendeira há 14 anos na Escola Municipal Olavo Bilac, localizada no Feitosa. Ela está preparando uma receita diferente que tem como um dos ingredientes a moela de frango triturada. Para ela, participar do concurso permite que a categoria das merendeiras seja ouvida e a discussão sobre a nutrição dos alimentos seja incentivada.

"Eu luto por uma cozinha mais inclusiva e diferente, onde o alimento seja bem tratado e que as informações sobre ele sejam compartilhadas entre todos. Esse concurso vai fazer com que as merendeiras sejam ouvidas. É estimulante fazer com que o aluno entenda o porquê que tais alimentos são bons. A gente percebe que as merendeiras têm uma criatividade muito grande e acho que todo mundo ganha em participar desse concurso", declarou.

Ela também contou que vai levar um auxiliar de cozinha do gênero masculino com ela para preparar o prato. A merendeira acredita que a participação dessa pessoa incentiva a desmistificar o estigma de que o gênero masculino não é da cozinha.

O resultado da etapa eliminatória será divulgado no dia 22 de agosto; já a publicação do resultado da etapa municipal está prevista para ser divulgada entre os dias 31 de agosto e 20 de outubro.