Saúde

Maceió já vacinou 74,5% da população contra a Covid-19; segunda dose passa de 30%

Secom Maceió | 12/08/21 - 13h09
Gabriel Moreira/Secom Maceió

A redução da faixa etária levou muita gente aos pontos de vacinação contra a Covid-19 nos últimos dias, estendendo o horário de funcionamento desses locais. Com isso, Maceió chegou a 74,5% de pessoas vacinadas com a primeira dose ou vacina de dose única e já são 30,02% vacinados com as duas doses. Os números são considerados animadores e consolidam a eficiência do sistema de vacinação da Prefeitura de Maceió, que em breve terá toda a população adulta vacinada com pelo menos uma dose contra a Covid-19.

“Os números resultam do esforço e da logística de atendimento que a Prefeitura estruturou para o combate à pandemia. São resultados que trazem alegria e a certeza de que estamos num bom – e único – caminho para a retomada de nossas rotinas”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde (DVS), Fernanda Rodrigues.

Para assegurar a fluidez do atendimento, a Prefeitura fez nova adequação logística, estabelecendo a ordem alfabética de atendimento nas faixas etárias atuais. Hoje (12), são vacinadas as pessoas com 21 anos e iniciais de A a L; amanhã (13), é a vez das de M a Z. No final de semana, serão vacinadas as pessoas com 20 anos, sendo as de iniciais A a L no sábado (14) e as com iniciais de M a Z no domingo (15).

Com o Corujão mantido das 9h às 21h nos shoppings Maceió e Pátio e nos drive-thrus de Jaraguá e Serraria, os últimos dois dias registraram números superiores a 14 mil doses aplicadas. Foram 14.154 na quarta-feira (11) e 14.711 na terça-feira (10), um novo recorde de vacinação em um único dia em Maceió.

Nos outros quatro pontos, localizados na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Papódromo (Vergel), Terminal do Osman Loureiro e Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho), o horário da vacinação é das 9h às 16h. Para reduzir o tempo de permanência nas filas, é importante dar uma olhada no filômetro antes de sair para se vacinar. A ferramenta mostra o fluxo de atendimento e a formação das filas nos oito pontos fixos. Para se vacinar com a primeira dose, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia).

Segunda dose

A segunda dose da vacina segue disponível nos pontos de vacinação, observando que quem vai completar o ciclo com a Coronavac deve se dirigir ao Shopping Pátio e quem vai tomar segunda dose da Astrazeneca pode ir a qualquer um dos oito pontos fixos ou agendar para uma das 20 unidades de saúde que disponibilizam a segunda dose do imunizante. A segunda dose da Pfizer está disponível nos oito pontos fixos.