Esporte

Maceió recebe atletas de 8 países no International University Beach Games

22/03/17 - 14h32
Assessoria

Vem aí a segunda edição do International University Beach Games, competição de praia que será sediada nas areias de Maceió, capital de Alagoas, entre os dias 27 de março e 01 de abril. O evento receberá 250 participantes, de mais de 10 países – Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Eles competem nas modalidades de beach hand, beach soccer e beach volleyball, nas categorias feminina e masculina.

O evento, segundo o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, Luciano Cabral, apresenta-se como uma possibilidade de consolidar um projeto da CBDU de envergadura mundial. “Faz oito anos que realizamos os jogos universitários brasileiros de praia e há quatro começamos a desenhar o projeto em âmbito internacional, que agora temos a oportunidade de consolidar mundialmente como um grande evento esportivo, criado, desenvolvido e inicialmente organizado no Brasil”, elencou o presidente, que ainda destacou o slogan:

“Podemos dizer assim: Beach Games, do Brasil para o mundo. Uma belíssima estrutura está sendo preparada para a edição de Maceió, capital que vive um grande momento de fluxo turístico, onde temos um cenário perfeito para mostrar ao mundo um evento com a assinatura do Brasil, em uma cidade que possui um dos litorais mais bonitos do planeta”, completou.

O Brasil será representado por universidades do Estado de Alagoas e pelas equipes vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016, em Aracaju. São elas:


Beach Soccer Masculino

Beach Soccer Feminino

Beach Hand masculino

Beach Hand feminino

Vôlei de Praia masculino

Vôlei de Praia feminino

UNINASSAU-PE

UNIFOR-CE

UNIPÊ-PB

UNIPÊ-PB

UNIP-SP

UNIFOR-CE


II International University Beach Games é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, FISU America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Onza e Prefeitura Municipal de Maceió.

------------------------------<wbr />--

Intercambistas africanos participam do Beach Games

Estudantes da Universidade Federal de Roraima (UFRR) competirão no beach soccer

Além de contar com a participação de atletas de oito países, a segunda edição do International University Beach Games receberá também a equipe de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que competirá na modalidade

Beach soccer

O convite para participação do time faz parte do projeto piloto da CBDU de aproximar e fomentar as relações esportivas, culturais, sociais e acadêmicas entre os universitários atletas brasileiros e os universitários atletas de outros países.

A equipe é formada por 11 alunos-atletas, naturais dos países Benin, São Tomé e Príncipe, República Democrática do Congo, Guiné Bissau e Camarões. O estudante de Administração Hosni Ferreira, natural da República Democrática de São Tomé e Príncipe, afirmou estarem todos muito empolgados com a participação em mais um evento da CBDU. “A nossa experiência na etapa nacional do JUBs foi fantástica. Não saímos com medalhas, mas o que vivemos foi incrível e isso valeu a pena. O Beach Games Internacional é mais uma oportunidade para continuar a crescer e desenvolver não só no campo desportivo, como também de uma melhor inserção na comunidade brasileira”, disse. 

Segundo o presidente da FISU America e vice-presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, a iniciativa é uma forma de integrar os alunos de outros países através do esporte. “Priorizamos a importância da prática desportiva para esses alunos-atletas, além do intercâmbio de experiências extracurriculares e interpessoais que o esporte propicia”, elencou.

Elaine Morellato, presidente da Federação Universitária de Roraima (FUER) e membro do Departamento de Igualdade de Gêneros da FISU America, falou sobre o convite. “Desde o início, todos da CBDU e da FISU America acharam essa integração fantástica. Fico feliz que tenham convidado os meninos para participarem de mais um evento fora do estado, e dessa vez um evento internacional. Tenho certeza que vamos honrar o convite e a confiança”, destacou.

Outras participações

Em 2016, a equipe de intercambistas participou da 64ᵃ edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorreram em Cuiabá (MT), de 02 a 13 de novembro. A participação no JUBs de um time formado 100% por intercambistas foi inédita, e eles deixaram um legado para o esporte universitário brasileiro: abriram precedentes para que outros atletas universitários da África possam também participar da competição. Com a presença deles, a CBDU convidou o presidente da Federação Africana de Esportes Universitários (FASU), Michael Malumbete, que participou do evento e assinou um termo de cooperação técnica para que atletas brasileiros e de países africanos façam intercâmbio esportivo.

II International University Beach Games

A segunda edição do International University Beach Games acontece entre 27 de março e 01 de abril, em Maceió, e contará com a participação de 250 atletas de mais de 10 países – Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, além do time de intercambistas africanos da UFRR. Eles competem nas modalidades de beach hand, beach soccer e beach volleyball, nas categorias feminina e masculina.

O Brasil será representado por universidades do estado de Alagoas e pelas equipes vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016, em Aracaju.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, FISU America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Onza e Prefeitura Municipal de Maceió.