Esporte

Maceió sedia Campeonato Regional Nordeste da Classe Laser neste final de semana

Assessoria | 16/04/19 - 14h46
Assessoria / Divulgação

A capital alagoana, famosa pela belíssima orla marítima, sediará neste fim de semana, de 19 a 21, o Campeonato Regional Nordeste da Classe Laser, reunindo os melhores velejadores do Nordeste e Sudeste das classes Laser Standard e Radial, na orla da Pajuçara. 

A competição acontece em frente ao Iate Clube, a partir das 10h para a Classe Laser Radial e às 14h para a Classe Laser Standard, onde estarão reunidas cerca de 50 embarcações e velejadores de Estados como Aracaju, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, além de Rio de Janeiro e São Paulo.

De acordo com Eduardo Guimarães, Coordenador Estadual da Classe Laser, o  campeonato faz parte do calendário oficial da Associação Brasileira da Classe Laser – ABCL, valendo como peso 3 no Ranking anual da Classe, e admite velejadores e velejadoras de todas as idades e Estados.

"Alagoas volta a sediar esta importante competição e estará muito bem representada, tanto pela qualidade e características da sua orla, ideais para o campeonato, estrutura hoteleira, além da forte equipe, com velejadores entre os top 10 do ranking da ABCL 2018, Gustavo em 7o e Eduardo em 8", explica Eduardo.


Foto: Assessoria / Divulgação

Alagoas na disputa 

Entre os alagoanos em destaque na competição, teremos Gustavo Malta Guimarães, maior vencedor do torneio na Classe Standard, com títulos, seu último  título foi em 2017, em João Pessoa/PB;
Eduardo Pereira Guimarães, vencedor na Classe Standard em 2013, em Salvador/BA. Na classe Radial: Aldo Cezar Guimarães, Campeão na classe Radial, em 2009, em Maceió/AL; 
Aldo Bittencourt Guimarães, campeão na classe radial em 2017, em João Pessoa/PB.

Outros destaques

A competição reúne outros atletas de ponta, como é o caso do cearense Tiago Cortes Rodrigues, atual campeão da Classe Laser Standard, em Natal/RN 2018. Tiago foi também campeão na Classe Radial, inclusive bi campeão brasileiro Vela e 6 vezes Nordestes de radial (2001,2002, 2003, 2004, 2005 e 2007), 1 Brasileiro -2003, 1 Vice Brasileiro, 2 terceiros lugar no brasileiro, 1 Hemisfério Sul e inclusive, 3 lugar no mundial radial no Canadá, em 2002.

A equipe organizadora destaca ainda o nível dos competidores que correm por fora e prometem uma boa disputa. 

"Dentro das 2 classes, temos as divisões de categorias: sub19, sub21, sênior, pré master, master, Grand master, great Grand master e over 75. Teremos a equipe de vela jovem, que se prepara para disputar competições internacionais, como o mundial da juventude no Canadá, e velejadores mais experientes como o Vavá, de Recife (PE), que veleja, com toda a alegria do mundo, aos 75 anos, mostrando que vela não tem idade", ressalta Eduardo.