Cotidiano

Maiô: peça única volta neste verão e ganha as lojas em modelos mais modernos; confira dicas

Folhapress | 24/12/18 - 20h53
Reprodução

Com a chegada do verão, lojas de vestuário já preenchem suas araras e prateleiras com novos artigos de moda praia, desta vez aderindo à tendência atualmente em voga: a dos maiôs, peças que modelam mais o corpo e que ganham versões modernas das marcas. A consultora de imagem Aline França afirma que a escolha por essas roupas de banho se intensificou quando, em 2015, influenciadoras como as atrizes Giovanna Ewbank e Bruna Marquezine passaramausálas. De lá para cá, surgem opções com variados tecidos, estampas, recortes e decotes. Essa versatilidade contribui para o distanciamento da ideia de algo datado, tornando as peças novamente disputadas entre jovens, que vinham sendo fiéisabiquínis. "Com criatividade dá para compor 'looks' elegantes e confortáveis para o antes ao após a praia e usar a peça de body no dia a dia", diz França. A estudante de medicina Gabriela Alves, 22 anos , afirma que comprou seu primeiro maiô paraaviagem de formatura do colégio. "Achei lindo, pois ele lembrava muito um biquíni. Era todo cavado, mas ainda assim tinha o conforto de um maiô. Senti liberdade." Gabriela diz ainda que adquiriuohábito de usar o maiô como roupa. "Há um modelo muito fechado na frente e aberto nas costas. Achava que a marca de sol ficaria estranha. Agora uso como body." E a peça única continua fazendo sucesso entre mulheres mais maduras, como Suzana Azar, 48 anos, que escreve um blog de moda. "Acho extremamente elegante e perfeito para viagens de trabalho, por exemplo. E é melhor para entrar no mar, fazer exercícios, caminhar sem preocupação."

*

Decotes e cavas estão em evidência

Os decotes e cavas em maiôs são destaques nos modelos à venda nesta estação, que aparecem também em diferentes cores, estampasetamanhos. A consultora de imagem Aline França afirma que as lojas na Europa estão investindo em peças asa-delta (mais cavadas na parte de baixo) e engana mamãe (com as laterais abertas). Aqui, a moda já pegou. O chamado maxidecote, com recorte que costuma ir até o meio da barriga, é moderno e ajuda a valorizar o visual de quem tem seio pequeno. Outro trunfo para quem tem pouco busto é o maiô no tradicional estilo tomara que caia. Neste corte, ele ajudaaevidenciarocoloebeneficia mulheres mais baixas ou com seios menores. Listras verticais também alongam a silhueta de quem é mais baixa.

*

Conhecer o próprio corpo auxilia escolhas

Para um melhor resultado na escolha do maiô, vale considerar as características do próprio corpo. "Mas aceitá-lo e se sentir bem e confortável é o mais importante para curtir o verão", reforça a consultora de imagem Aline França. Algumas dicas são: para seios maiores, que precisam de sustentação, prefira modelos com bojo e recorte local. "E alças mais largas." Já babados dão volume a busto e quadril.

*

Cores
A cor do maiô pode influenciar no visual. Os tons claros, por exemplo, destacam bronzeados. As variações escuras, por sua vez, auxiliam a formar a silhueta desejada. Contrastes de cor na região dos seios surtem o mesmo efeito das listras horizontais: atribuem volume.

Sensualidade
O modelo engana mamãe deixa a pele mais à mostra, criando um 'look' mais sensual e uma impressão de cintura afinada. Já o maiô vintage tem parte de baixo longa e formato de corpete, adaptando-se bem a todos os corpos.