Saúde

Mais 33.880 doses de vacinas contra a Covid chegam a Alagoas nesta quarta-feira (11)

Agência Alagoas | 11/08/21 - 10h22
Thiago Duarte/Agência Alagoas

Alagoas recebe, nesta quarta-feira (11), mais uma remessa de imunizantes contra a Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde (MS), serão 33.880 doses, sendo 16.380 da Pfizer, que devem desembarcar no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares às 16h40, e 17.500 da AstraZeneca, com previsão de chegada às 16h50.

Em seguida, as doses serão encaminhadas até a sede do Programa Nacional de Imunização (PNI/AL), no bairro Farol, em Maceió. No órgão, que é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), serão contabilizadas, terão a temperatura aferida e ficarão armazenadas até o início da distribuição, que deve ser iniciado nesta quinta-feira (12).

Conforme ocorre desde o dia 19 de janeiro deste ano, quando a primeira remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou a Alagoas, a retirada pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS) deverá ocorrer após requisição por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES). Também é exigido, segundo protocolo do PNI/AL, que os 102 municípios alagoanos façam a solicitação oficial através  de e-mail.

No caso dos 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, que engloba a Maceió e as cidades dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Vale do Paraíba, o agendamento deve ocorrer através do endereço redefrioalagoas@gmail.com . Já quanto aos 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, que envolve o Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, o endereço é o creadiarapiraca@gmail.com .

Balanço

Desde o último dia 19 de janeiro, até esta quarta-feira (11), Alagoas já aplicou 2.061 789 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 1.443.901 pessoas vacinadas com a primeira dose e 617.888 com a segunda ou dose única. O Estado já recebeu, do Ministério da Saúde, 2.707.560 doses das vacinas – CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen.

“Já está comprovado que as vacinas são seguras e eficazes, uma vez que Alagoas está avançando na vacinação e, consequentemente, reduzindo a curva de contágio do novo coronavírus, o que pode ser atestado na queda da ocupação diária dos leitos hospitalares exclusivos para pacientes com a Covid-19. Então, reforço o chamamento para que todo alagoano seja vacinado quando chegar a sua vez”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.