Maceió

Mais de 102 mil eleitores de Maceió estão com os títulos cancelados

Assessoria | 05/03/20 - 14h17
Divulgação / TSE

Mais de 102 mil eleitores de Maceió que não votaram nem justificaram sua ausência às urnas por três eleições consecutivas estão com o título eleitoral cancelado. O prazo dado pela Justiça Eleitoral para que ocorra a regularização, por ser ano de eleição, é o dia 06 de maio. Para se regularizar, o eleitor pode procurar o Fórum Eleitoral de Maceió – na Gruta – e as Centrais de Atendimento no Parque Shopping e no Maceió Shopping. 

Dados iniciais do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) desta quarta-feira, 04 de março, apontam que 102.203 eleitores domiciliados em Maceió precisam regularizar sua situação e 590.576 estão aptos a votar (14,75%). Em todo o Estado, que tem 2.202.122 eleitores aptos, 354.861 ainda estão com os títulos eleitorais cancelados (13,87%).

A grande preocupação da Justiça Eleitoral é com a baixa procura de eleitores nas centrais de atendimento em Maceió e no interior nos primeiros meses do ano e com a formação de filas e possíveis tumultos nos dias que antecederem o fechamento do cadastro.

"O caso específico desses eleitores com os títulos cancelados muito nos preocupa, tendo em vista que estamos em ano eleitoral e o prazo final para esta regularização é o dia 06 de maio. É um número elevado de pessoas e, creio, que grande parte não sabe nem que se encontra nessa situação com a Justiça Eleitoral”, disse o desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo, presidente do TRE/AL.

Consulta da situação eleitoral e regularização

Caso o eleitor tenha dúvidas sobre a regularidade do seu título, basta acessar o site www.tre-al.jus.br e procurar a área “Serviços ao Eleitor”. Após, na opção “Situação Eleitoral”, preenche o nome completo e a data de nascimento, e o serviço indicará se o título está irregular ou regular. No caso dos eleitores que podem ter o título cancelado, a mensagem orientará a procurar um cartório eleitoral.

Outra alternativa para a consulta da situação eleitoral é o download gratuito do aplicativo e-Título, que disponibiliza para smartphones todas informações do cadastro do eleitor, inclusive com informações sobre locais de votação e a emissão automática da certidão de quitação eleitoral. No aplicativo, aparecerá se o eleitor está em situação irregular ou regular com a Justiça Eleitoral.

Documento importante para a maioria dos brasileiros

Entre os impedimentos para o eleitor que não regularizar sua situação estão: obter passaporte ou carteira de identidade, participar de concorrência pública ou administrativa da União, obter empréstimos bancários, inscrever-se e tomar posse em cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimento de ensino, praticar qualquer ato para que se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda e obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas.

Em Alagoas, os cartórios eleitorais funcionam, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30, para o atendimento ao público. Em Maceió, o posto do TRE/AL que fica na Central Já do Maceió Shopping e a Central de Atendimento ao Eleitor do Parque Shopping funcionam das 8h às 17h, também de segunda à sexta-feira.