Maceió

Mais de 15 toneladas de resíduos são retiradas do canal no bairro da Levada

Ascom Sudes | 20/01/22 - 13h37
Ascom Sudes / Reprodução

Nesta quarta (19) e quinta-feira (20), a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) atuou na limpeza de um canal situado na Avenida Senador Rui Palmeira, no bairro da Levada. Ao todo, a equipe responsável pelo serviço retirou mais de 15 toneladas de resíduos, com o objetivo de diminuir os transtornos causados pelo transbordamento da valeta.

Com o uso de uma máquina retroescavadeira, os agentes da Prefeitura fizeram o recolhimento de resíduos provenientes do descarte irregular na região, feito pelos próprios moradores. Entre os materiais mais encontrados dentro do córrego estão as garrafas pet, embalagens variadas e sacolas plásticas, além de resíduo domiciliar e inservível.

De acordo com Ivens Peixoto, superintendente da Sudes, a prática traz transtornos para os próprios moradores. "A Prefeitura de Maceió oferece alternativas para a população não causar danos à nossa cidade. Esse tipo de resíduo, que pode ser descartado nos PEVs ou até na coleta domiciliar, acaba voltando para as ruas e portas dos moradores, gerando o que vemos em alguns pontos da cidade, como mau cheiro, alagamentos, entre outros transtornos. Precisamos que as pessoas tomem consciência de que a limpeza urbana também é de responsabilidade delas", pontuou.

A Prefeitura segue uma programação semanal de limpeza de canais, beneficiando moradores de diversas localidades. Durante a próxima semana, as equipes estarão no bairro do Vergel do Lago fazendo a limpeza do Canal do Papódromo, onde, em 2021, já foram retiradas mais de 120 toneladas de lixo. "Iremos trabalhar para atender toda a cidade, limpando córregos que necessitem desse serviço e evitando que moradores sofram com transbordamentos durante o período chuvoso", completou o superintendente.