Educação

Mais de 19 mil candidatos não compareceram à prova do Enem em Alagoas

Com Inep | 04/11/19 - 07h46
MEC

Mais de 3,9 milhões de participantes realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo, 3 de novembro. O número representa 76,9% dos 5,1 milhões de inscritos no exame deste ano.

Em Alagoas, 70.677 candidatos compareceram ao primeiro dia do exame, ou seja, uma taxa um pouco maior que a nacional, de 78,7%. O número de ausentes foi de 19.149 (21,3%).

Veja como foi nos outros estados:

Eliminados – Trezentos e setenta e seis candidatos foram eliminados. O Enem de 2019 foi realizado com novas regras de segurança. A principal mudança foi em relação à proibição de emissão de sons por aparelhos eletrônicos, mesmo dentro do envelope porta-objetos fornecido pelos fiscais de prova. Nesse número, também estão pessoas que se negaram a ser identificadas por biometria, por exemplo.

Ocorrências – O maior exame de acesso ao ensino superior aconteceu sem incidentes graves durante as cinco horas e meia de aplicação das provas, nos mais de 1,7 mil municípios de todas as regiões do país. Foram registradas situações pontuais, como queda de luz em local de prova.

Reaplicação – A reaplicação da prova do Enem está marcada para os dias 10 e 11 de dezembro. A solicitação por reaplicação pode ser realizada por inscritos que não tenham conseguido fazer as provas em decorrência de problemas logísticos, como desastres naturais, falta de energia elétrica, etc.