Educação

Mais de 6 mil alunos de escolas estaduais participam do 1º Festival de Quadrilhas Juninas

Agência Alagoas | 22/06/22 - 08h40
Festival de quadrilhas matutas juninas levou milhares de estudantes ao Ginásio do Sesi | Foto: Jonathan Lins/ Seduc

Mais de seis mil alunos da rede pública estadual se reuniram para celebrar a cultura alagoana e nordestina no 1° Festival de Quadrilhas Juninas Matutas da Educação de Alagoas, promovido pela  Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). As apresentações aconteceram no Ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche, em Maceió, e reuniu estudantes de todo o estado.

 Cada uma das 13 Gerências Regionais de Educação (Geres) escolheu uma quadrilha representante para o Festival, que competiram entre si, cada uma em uma apresentação de até 15 minutos. As três melhores classificadas foram premiadas e reconhecidas com o troféu da competição. A iniciativa visa fortalecer o protagonismo juvenil e as tradições nordestinas entre os alunos da rede estadual de ensino.

A Escola Estadual Izidro Teixeira, localizada na cidade de Chã Preta, foi a grande campeã do festival com a quadrilha “Reis do Baião”, representante da 4ª Gere. Na encenação, a escola destacou o legado do folclorista brasileiro Pedro Teixeira.

 Emocionado, o professor José Claudino celebrou a conquista do primeiro lugar do festival. “É um sentimento de muita alegria. Gostaria de agradecer à Izidro Teixeira, do município de Chã Preta, aos professores e a todos os alunos dessa escola, que vieram representar a nossa quadrilha campeã do primeiro Festival de Quadrilhas Juninas Matutas da rede estadual de alagoas”, comemorou o docente.

  Já a quadrilha “EPEM”, da Escola Estadual Professor Ernani Méro, segunda colocada, contagiou a todos com momentos de muita alegria, emoção e figurinos deslumbrantes, marca registrada do tradicional grupo da cidade de Penedo, município do Litoral Sul de Alagoas.

  A terceira colocada no concurso foi a Quadrilha Matuta Fulô de Jorge, da Escola Estadual Dr. Jorge de Lima, representante da 7ª Gere. Idealizada depois de dois anos de ausência de festejos juninos, a comunidade escolar sentiu-se na necessidade de comemorar o retorno em 2022. A quadrilha é natural do município de União dos Palmares, na Zona da Mata Alagoana.

À frente da Secretaria de Estado da Educação, a secretária Roseane Vasconcelos valorizou o empenho das escolas envolvidas na realização do 1º Festival de Quadrilhas Juninas Matutas da Rede Estadual de Alagoas. “Quero agradecer a toda a comunidade escolar que abraçou esse festival. Tenho certeza que todas as quadrilhas deram o seu melhor, portanto, posso afirmar que não é só um momento de descontração, mas também de enaltecimento da cultura alagoana e nordestina”, pontuou a gestora. 

  PROTAGONISMO ESTUDANTIL- Além de contribuir com as raízes culturais favorecendo a promoção da diversidade das expressões populares, a iniciativa fomenta ainda o protagonismo juvenil entre os estudantes da rede estadual de Alagoas. João Manoel, representante da quadrilha matuta Fulô de Jorge, de União dos Palmares e terceira colocada do festival, celebrou a volta dos festejos juninos após dois anos de pandemia. “Nesses últimos dois anos, sentimos muitas saudades dos festejos de São João. Fiquei muito feliz quando recebi a notícia de que viria pra Maceió representar a minha quadrilha. Estamos realizados com essa conquista”, disse o estudante.

Já para Ryan Eduardo, da quadrilha “Arrasta Pé do Rosalvo”, o sentimento também é de gratidão à iniciativa. “Estou muito feliz em estar aqui. É muito emocionante poder representar a minha quadrilha, pois depois de dois anos sem São João, merecemos esse festival”, afirmou o estudante da Escola Estadual Rosalvo Ribeiro, localizada em Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió.

  GRANDE FESTA- O 1º Festival de Quadrilhas Juninas Matutas da Educação de Alagoas foi encerrado com uma grande festa que contou com dois shows surpresa para os alunos. Os cantores Mano Walter e Marcynho Sensação fizeram a alegria dos estudantes com apresentações exclusivas.