Maceió

Mais de 80% dos maceioenses adultos tomaram 1ª dose da vacina contra Covid

Secom Maceió | 29/08/21 - 13h02
Secom Maceió

A vacinação contra a Covid-19 em Maceió chegou a 80,3% da população maior de 18 anos com pelo menos uma dose da vacina. Até sábado (28), 618.197 pessoas haviam tomado a primeira dose da vacina, 15.916 haviam tomado a vacina de dose única e 276.351 haviam tomado a segunda dose, totalizando 292.267 pessoas imunizadas com a segunda dose das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer ou com a vacina de dose única da Janssen.

Os números mostram que 36,4% tomaram as duas doses e 2,10% tomaram a vacina de dose única. O percentual acumulado de vacinados com as duas doses e com a vacina de dose única é de 38,5%. No quarto dia da vacinação de adolescentes com ou sem comorbidades, foram vacinadas 9.857 pessoas, sendo 5.889 com a primeira dose e 3.968 com a segunda dose.

O acumulado da aplicação da primeira dose para o público adolescente, iniciado na última quarta-feira (25), é de 8.536 adolescentes de 16 e 17 anos sem comorbidades e 356 adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades com a primeira dose das vacinas. 

Neste domingo (29) Maceió dá sequência à vacinação da população de 16 anos sem comorbidades com as iniciais de H a N nos oito pontos fixos de vacinação e segue vacinando a população de 12 a 17 anos com comorbidades nos dois drive-thrus de Jaraguá e Serraria e também no Maceió Shopping.

Na segunda-feira (30) a primeira dose estará disponível ao público adolescente de 16 anos das letras O a Z em todos os pontos de vacinação, e de adolescentes com comorbidades dos 12 aos 17 anos nos dois drive-thrus de Jaraguá e Serraria e também no Maceió Shopping.

A população remanescente de grupos etários ou prioritários anteriores que não tomou a primeira dose pode se vacinar em qualquer ponto, qualquer que seja a letra inicial do nome.

O horário de vacinação deste domingo (29) e da segunda-feira (30) será das 9h às 16h em todos os pontos, localizados nos drive-thrus da Justiça Federal (Serraria), Jaraguá, shoppings Pátio (Cidade Universitária) e Maceió (Mangabeiras), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Papódromo (Vergel), Terminal do Osman Loureiro e Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho).

Documentos necessários

Para se vacinar com a primeira dose, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia).

Os adolescentes de 17 e 16 anos podem se dirigir aos pontos de vacinação desacompanhados. Já os de 12 a 15 anos deverão estar, necessariamente, acompanhados de pai, mãe ou responsável e, diante de impossibilidade da presença destes, é necessário que esteja acompanhado de pessoa maior de idade e que apresente declaração de autorização dos pais para a imunização. A declaração pode ser escrita a próprio punho.

Segunda dose

A segunda dose das vacinas segue disponível nos pontos de vacinação, observando que quem vai completar o ciclo com a Coronavac deve se dirigir exclusivamente ao Shopping Pátio e quem vai tomar segunda dose da Astrazeneca ou Pfizer pode ir a qualquer um dos pontos.

Para a segunda dose, basta apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Quem perdeu o cartão pode solicitar a segunda via no posto onde tomou a primeira dose. Pessoas com deficiência visual, que ao tomar a primeira dose tenham recebido o cartão convencional, podem solicitar a substituição pelo cartão em braile no ponto onde forem tomar a segunda dose.

Comorbidades

Para ser imunizada, a pessoa com comorbidade precisa apresentar documento com foto e CPF, além de um dos documentos a seguir com cópia que fica retida no local de vacinação: prescrição médica para a vacina contendo a condição que justifique a imunização; exames específicos que estabeleçam o diagnóstico; relatório médico; ou cadastros específicos no Sistema Único de Saúde (SUS).  Confira a lista de comorbidades.

Deficiência permanente

Estão inseridas nesta etapa as pessoas com deficiência permanente física, mental, intelectual ou sensorial, incluindo portadores de doenças raras e que causam deficiências intelectuais e/ou motoras e cognitivas.

Para se vacinar é necessário apresentar documento com foto e CPF, original e cópia de Comprovante de Residência e algum documento que comprove a condição, como o laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público; documento que indique se tratar de pessoa com deficiência; comprovante de recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC); documento comprobatório de vinculação a Centros de Reabilitação e/ou Unidades Especializadas no atendimento às pessoas com deficiência.

Nos casos de deficiência física aparente ou visível que causem limitações, não será obrigatório a apresentação do documento comprobatório.

Para a vacinação de adolescente o único imunizante autorizado, até o momento, é a vacina da Pfizer.