Educação

Mais de 87 mil estudantes farão o ENEM em Alagoas

Aulão reunirá cerca de 500 deles para revisão

02/11/18 - 16h04

Às vésperas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), os candidatos estão na reta final de preparação. Em Alagoas, 87. 977 inscritos farão a prova nos dias 4 e 11  de novembro, para concorrer a uma vaga em universidades de todo o país.

Este ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu mais de 5,5 milhões de inscrições. Em Alagoas, comparando com 2017, houve uma redução de mais de 30 mil inscritos no exame.

Dos inscritos, 43,4% têm entre 18 e 20 anos e 33,8% entre 21 e 31 anos. As mulheres somam maioria, tendo 59,1% das inscrições. Do total, 33% dos candidatos estão na região nordeste e farão provas obedecendo ao horário de verão, ou seja, horário de Brasília. Os portões serão abertos às 11h e fecharão ao meio dia. As provas serão iniciadas às 12h30.

O exame continua sendo aplicado em dois domingos seguidos. Além disso, a ordem das provas permanece inalterada: no primeiro domingo, dia 4, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração; no segundo domingo, dia 11, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração.

PLUG-SE

E nas últimas horas que antecedem a prova, cerca de 500 estudantes participarão, neste sábado (03), do aulão promovido pelo Colégio Contato.  Além de passar as últimas dicas, dar apoio e motivação, os professores revisarão o conteúdo com os alunos das 8h às 15h, no Auditório do próprio colégio, na Unidade Jatiúca. O Plug-se acontece, também, na véspera no segundo dia de prova, dia 10 de novembro.

Segundo Ernesto Stadtler, diretor pedagógico do Ensino Médio do Colégio Contato, “A proposta é tirar as últimas dúvidas num ambiente descontraído e divertido, a fim de que eles se sintam mais relaxados e confiantes para a maratona de provas.”

O aulão já acontece há 23 anos. Além de todo o preparo pedagógico e psicológico, no intervalo das aulas, os alunos poderão relaxar com massagem, brincadeiras e sorteios. O objetivo maior é tirar a tensão da véspera da prova.