Educação

Mais de 89 mil candidatos fazem provas do Enem em AL neste domingo

TNH1 | 03/11/19 - 13h08
Candidatos realizam provas neste domingo | Reprodução / Agência Alagoas

Cerca de 5,1 milhões de estudantes em todo o país fazem hoje (3) o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame será aplicado em 1.727 municípios, em 10.133 locais. Os candidatos farão neste domingo as provas de linguagens, ciências humanas e redação.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Alagoas, são 89.826 candidatos. Três municípios concentram 58% das inscrições: Maceió, com 35.580 inscritos; Arapiraca, com 12.850 candidatos e Palmeira dos Índios com 3.685 inscritos. 

Dentre os candidatos, a maioria é do sexo feminino – 54.062 mulheres, enquanto 35.764 são do sexo masculino. O estado contará com a aplicação do Enem para 248 pessoas privadas de liberdade. Os portões foram abertos às 12h e fechados às 13h, seguindo o horário de Brasília. A prova começou a ser aplicada às 13h30. O término está previsto para às 19h. 

Aqueles que precisam comprovar que fizeram a prova para justificar falta no trabalho, por exemplo, devem imprimir e levar a Declaração de Comparecimento para ser entregue ao aplicador na sala do exame. Esse documento é personalizado e está disponível também na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não fornecerá comprovantes após as provas. Além disso, é aconselhável imprimir e levar o Cartão de Confirmação da Inscrição.

Neste ano, há uma novidade, o celular ou outro equipamento eletrônico que tocar ou emitir algum som durante a prova, mesmo estando dentro dentro do envelope lacrado, levará à eliminação do candidato. A recomendação é que as baterias dos celulares sejam retiradas, pois alguns aparelhos tocam o alarme mesmo estando desligados.

Já dentro da sala, cada participante receberá a prova e deverá conferir os dados no cartão de resposta e na folha da redação. A dica é destacar, com muito cuidado, o cartão-resposta e a folha de rascunho do caderno de questões. Eles não poderão ser substituídos se forem danificados.

O Enem continua no próximo domingo (10), quando os estudantes farão as provas de ciências da natureza e matemática.