Mais dois pontos de esgoto irregular são identificados na Ponta Verde

Publicado em 26/11/2024, às 10h56
O lançamento de esgoto na rede de drenagem pluvial é proibido pelo Código Municipal de Meio Ambiente. - Secom Maceió
O lançamento de esgoto na rede de drenagem pluvial é proibido pelo Código Municipal de Meio Ambiente. - Secom Maceió

Por Secom Maceió

A Operação Línguas sujas flagrou outros dois pontos de lançamento irregular de esgoto diretamente na rede de drenagem da Ponta Verde, em uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminfra) e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) para combater o despejo inadequado de efluentes e preservar o meio ambiente.

O primeiro ponto encontrado apresentava danos na infraestrutura da rede de esgoto, causando o vazamento de efluentes para a rede de drenagem e, consequentemente, contaminando as águas da região do Marco dos Corais. Diante da gravidade da situação, a concessionária responsável pelo serviço de saneamento na região, a BRK Ambiental, foi notificada para realizar os reparos necessários o mais breve possível.

Já o segundo ponto identificado trata-se de uma ligação clandestina de esgoto, proveniente de um hotel localizado na região. A Semurb autuou o estabelecimento por descumprir as normas ambientais e a Seminfra iniciará o processo de interdição do local.

O lançamento de esgoto na rede de drenagem pluvial é proibido pelo Código Municipal de Meio Ambiente e configura crime ambiental, de acordo com a Lei Nº 4.548/96. A prática contribui para a contaminação das águas marinhas e ameaça a biodiversidade local, prejudicando a balneabilidade das praias, um dos maiores atrativos turísticos de Maceió.

Gostou? Compartilhe