Brasil

Matança de 31 cães na Paraíba foi "contenção sanitária" autorizada pela Prefeitura

10/03/18 - 14h24
Reprodução / Twitter

Uma chacina de cachorros de rua e domésticos na cidade de Igaracy, Sertão da Paraíba, provocou uma onda de revolta entre moradores de todo o estado e, agora, do Brasil, após a repercussão do fato nas redes sociais.

Segundo informações colhidas pelo Ministério Público Estadual da Paraíba, 31 cães foram recolhidos das ruas da cidade na terça-feira passada, dia 6, e foram mortos a pauladas, como "medida de contenção sanitária".

O ato foi autorizado e praticado por servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Igaracy, entre eles, o próprio secretário, José Carlos Maia, médico veterinário. Após pedido do MP, ele foi exonerado do cargo pela Prefeitura, e deve responder a procedimento administrativo junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária para que sejam aplicadas as sanções devidas.

A matança

De acordo com relatos de moradores nas redes sociais, uma “carrocinha” improvisada com um caminhão equipado com grades na carroceria, percorreu as ruas da cidade na terça-feira recolhendo todos os cães que estavam soltos, sem distinguir os que possuíam dono e os que poderiam estar saudáveis.

A ação, que parecia ser em prol do tratamento dos animais, foi descoberta no dia seguinte, depois que o mau cheiro dos bichos já mortos começou a ser percebido, perto do fórum, situado em um local mais afastado da zona urbana, ainda segundo os moradores.

Fotos e vídeos divulgados por internautas durante toda a semana mostram o ambiente onde os cães foram mortos. No piso, uma lama de sangue revela que o sacrifício dos animais não seguiu nenhum protocolo para evitar que eles sofressem.

Em entrevista ao Cidade Alerta Paraíba, da TV Correio, Record TV, o agora ex-secretário disse que os animais foram sacrificados como "medida de contenção sanitária e proteção à saúde da população", após pedido da Câmara de Vereadores. Para avaliar se estavam mesmo doentes, ele afirma que foi feita avaliação clínica, mas não apresentou laudos de exames.

“Temos uma grande população de animais soltos na rua, sem dono, animais apresentando comportamento de selvageria. Muitos, com quadro de doenças terminais, descamação de pele, ulcerações, emagrecimento, comportamento agressivo, colocando em risco a saúde e a integridade dos munícipes”, declarou.

A Prefeitura emitiu nota onde informa que colabora com as autoridades e que determinou que fosse instaurado procedimento administrativo para proceder à apuração do caso

A população da Paraíba não se conformou. Um protesto na capital, João Pessoa, está marcado para ocorrer neste domingo (11), às 15h30, no busto de Tamandaré. O ato deve contar com manifestantes vestindo preto e seus animais de estimação.

Uma verdadeira chacina de cães aconteceu em Igaracy, Paraíba. E a prefeitura afirma que irá continuar!!! “Vídeos circulando em redes sociais chocaram moradores na cidade de Igaracy, no Vale do Piancó, onde mostram uma verdadeira carnificina com mais de 50 cachorros de ruas e até cachorros domésticos mortos à pauladas e com sinais de envenenamento. O dono de um dos cachorros encontrou o seu animal no meio dos mortos. Nas proximidades do fórum da cidade foram encontrados pelo menos 50 animais mortos à pauladas e com sinais de envenenamento, já que nos vídeos mostram embalagens de produto contendo veneno. Conforme relatos de moradores e donos de alguns dos cachorros, os cães de recolhidos por funcionários da prefeitura são de várias raças. Eles foram mortos no local, próximos a sacos de lixo. Moradores da cidade afirmam que o veneno tinha sido misturado a pedaços de carne para matar os cães. Segundo eles, os alvos não eram apenas cachorros abandonados com doenças, mas também os que tinham dono. . De acordo com o secretário de Saúde da cidade, José Carlos Maia, conhecido como “Zé Cobrinha”, os animais estavam doentes. O secretário ainda afirmou que outros animais de rua, independente do estado de saúde, serão mortos. “Não existe cachorro de rua saudável”, afirmou o secretário ao Portal MaisPB. 😱😱😱😱😱💔💔💔😭😭😭 Amigosss me ajudem!!!!!! #chacinadecães #Todoscontraaprefeituradeigaracy #

Uma publicação compartilhada por Luisa mell (@luisamell) em