Saúde
Após impasse sobre suspensão na vacinação, Maceió volta a aplicar 2ª dose de CoronaVac
Maceió
500kg de lixo são retirados de canal no conjunto Virgem dos Pobres I
Parque Municipal de Maceió será fechado por tempo indeterminado
Vídeo: mulher fica ferida após moto bater em carro na Fernandes Lima
Prefeitura notifica Sesau sobre falta de imunizantes, mas secretário rebate: 'amanhã tem vacinação, sim!'
Braskem terá que adotar medidas de preservação do patrimônio histórico em bairros de Maceió
Alagoas
562.324 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Alagoas
Boletim: Alagoas registra mais 20 mortes e 475 novos casos de Covid-19
Consumo das Famílias caiu, em média, -10% desde o início da pandemia
"Se AL tivesse seguido recomendação do Ministério da Saúde, hoje não teria mais doses", diz Ayres sobre vacinas
Polícia
Homem é preso suspeito de espancar e torturar criança de 5 anos em Pão de Açúcar
Estado entrega mais 58 novos veículos blindados à Segurança Pública
Nordeste
Corpo de mulher desaparecida após cair em buraco durante fortes chuvas é encontrado em Garanhuns
Mulher desaparece após ser engolida por cratera durante chuvas em Garanhuns
Morre o cantor pernambucano Augusto César, aos 61 anos
De férias na Bahia, capoeirista que vivia na França é morto em assalto
Mulher é morta após confusão no próprio aniversário no RN; marido é suspeito
Cultura nordestina: lei que cria o Dia Nacional do Sanfoneiro é sancionada
Polícia Civil de Alagoas tem novo delegado-geral oficialmente a partir desta quinta-feira
Investigação conclui que dois ex-PMs e sargento da ativa foram autores de homicídio contra Kleber Malaquias
Caminhoneiro alagoano perde R$ 120 mil em golpe pela internet e pede ajuda; veja vídeo
Mulher é suspeita de esfaquear o próprio irmão no Benedito Bentes
Polícia apreende 4 kg de cocaína em casa usada como ponto de tráfico; homem é preso
Cinema
Parte final de 'Lucifer' e filme com Amy Adams; veja o que chega em maio na Netflix
Televisão
Comentarista da ESPN publica nude sem querer nas redes e viraliza
Gente Famosa
Internado há 40 dias, Paulo Gustavo apresenta melhora e segue estável
Shakira fraudou R$ 97 milhões em impostos na Espanha, diz receita federal
'Vou casar em breve', diz Pabllo Vittar em festa do BBB21
Ex-BBB mostra mensagem que recebeu de Gilberto: "Sou a fim de você"
A versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai possibilitar novos tipos de questão na prova, utilizando vídeos, infográficos e até mesmo poderá seguir a lógica dos games.
O anúncio da prova por computador foi feito hoje (3) pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O exame terá uma versão piloto optativa em 2020, para 50 mil candidatos.
A partir de 2026, todos os estudantes farão a prova exclusivamente por meios digitais. Segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a digitalização vai ao encontro do que está sendo feito no restante do mundo, além de possibilitar economia com a impressão de provas.
A digitalização do Enem não é ideia nova, mas esta é a primeira vez que o exame feito por computador valerá pontos e poderá ser usado para acesso ao ensino superior.
Outra vantagem, de acordo com o MEC, é a rapidez na correção.
“Objetivamente, a pessoa pode receber a prova dela no celular já corrigida e verificar se concorda ou se teve algum erro de registro. Vai ter o comprovante em arquivo, tudo certinho”, disse hoje Weintraub. A redação também será feita pelo computador, digitada.
Acesso a computadores
Um desafio será o acesso a computadores e outros meios digitais em um país onde muitas escolas não possuem os equipamentos. De acordo com o Censo Escolar 2018, 38% das escolas públicas têm laboratório de informática e 67%, acesso à internet.
O ministro acredita que até 2026, quando a versão em papel deixará de ser aplicada e a versão digital será a única disponível, a realidade brasileira terá mudado.
Para a aplicação e realização do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá contratar um consórcio aplicador e caberá a essa organização providenciar os equipamentos para que os estudantes possam realizar as provas.
Poderão ser usadas as instalações de universidades e de outros locais. O MEC não irá comprar computadores, vai usar a capacidade instalada, de acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes.
“Isso já acontece hoje. O Enem é aplicado por parcerias que assinamos. A rede municipal e estadual não é suficiente para aplicação em papel. Usamos as universidades e já alugamos espaços. O consórcio será responsável pelas salas com estrutura de aplicação digital”, explicou Lopes.
Novo ensino médio
O formato digital também possibilitará, segundo o Ministério da Educação, a adequação, sem custos adicionais, ao novo ensino médio.
Pelo novo modelo, que ainda está em fase de implementação, os estudantes terão uma formação comum, definida pela Base Nacional Comum Curricular, e poderão, no restante da formação, escolher uma especialização por itinerários formativos. Os itinerários são: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino técnico.
A intenção é que, quando o modelo estiver em prática, o que deverá ocorrer em 2021, o Enem também se adeque, passando a oferecer várias opções de prova para cada itinerário escolhido pelo estudante, além de avaliar a parte comum. A prova digital vai evitar que várias versões diferentes tenham que ser impressas.
Enem 2020 já tem datas definidas
O Enem 2020 já tem data. De acordo com o MEC, o exame será aplicado em dois domingos, nos dias 11 e 18 de outubro no formato digital. O Enem regular, em papel, será aplicado, aos demais estudantes nos dias 1º e 8 de novembro.
Como se trata de projeto-piloto, os estudantes que tiverem algum problema com a prova digital terão direito a refazer o exame na reaplicação, que atualmente é destinada a estudantes que foram prejudicados por questões como falta de energia elétrica, chuvas e outras intercorrências.
O exame será aplicado na versão digital no ano que vem em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).