Brasil

Médica é condenada a pagar indenização após paciente ter testículo removido

Correio Braziliense | 21/07/22 - 23h50
Foto: Reprodução/Pixabay

Uma médica foi condenada nesta terça-feira (19/7) pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) a pagar uma indenização de R$ 70 mil por erro médico após paciente ter testículo removido. As informações são do Ric Mais.

Em 2009, na época com 13 anos, o paciente teve um dos testículos removido após receber diagnóstico errado, em Coronel Freitas, no oeste de Santa Catarina.

De acordo com a sentença do TJSC, o jovem havia sido atendido em um hospital da região, onde não foi diagnosticada uma torção no testículo esquerdo.

Já em outra unidade de saúde, o problema foi constatado, mas já não seria mais possível preservar o órgão.

A médica argumentou no julgamento que o jovem apresentava fortes dores abdominais e vômito. Após ser medicado, a situação teria se normalizado e o paciente foi liberado.

Já a outra médica que o atendeu afirmou que a torção no testículo era visível por conta do grande inchaço. Por esse motivo, solicitou um ultrassom, que apontou o problema.

Para que o testículo fosse preservado, uma cirurgia deveria ter sido realizada no máximo em seis horas, o que não aconteceu.

"É preciso ponderar que houve manifesta agressão aos direitos fundamentais inerentes à personalidade, pois o jovem autor perdeu parte de seu órgão reprodutor (testículo do lado esquerdo), com consequências fisiológicas, além da própria mutilação, que podem se estender a outros eventos como causação da infertilidade, o que certamente é capaz de causar constrangimento pessoal permanente (sequela permanente)", apontou o juiz Claudio Rego Pantoja na decisão.