Comportamento

Meditação e relaxamento: técnicas ajudam na saúde e bem estar durante o isolamento

Divulgação | 22/05/20 - 17h02
Foto: Jevgeni Salihhov/Reprodução

Nesse momento de pandemia, isolamento, os especialistas alertam que o sistema imunológico fortalecido e com suas células saudáveis é importante escudo preventivo contra a covid-19.

Algumas pessoas foram eventualmente contaminadas e estão saudáveis. Como isso se dá? As defesas do organismo estão em bom nível e isso ajuda a logo se recuperarem. 

E nesse momento, que tal o relaxamento e a meditação para melhor  o equilíbrio e, consequentemente, a saúde. 

Então, além dos cuidados e orientações dadas pelos gestores de saúde, deve-se evitar ficar abatido durante esse período, emocional e mentalmente, por desânimos, apatias, ansidedades, angústias, tristezas, revolta, medo e pânico pois esses estados psicológicos afetam e enfraquecem o nosso sistema imune, com repercussões nos sistemas nervoso e respiratório, o que facilita a ação do vírus agressor e dificulta a resposta do organismo durante o tratamento. 

Além de outros aliados do referido sistema imune como alimentação saudável rica em minerais e vitaminas apropriadas, é muito importante a prática de atividades que gerem bem estar, tranquilidade, harmonia interior e paz e que desfoquem de notícias alarmantes fontes de inseguranças, incertezas e preocupações desnecessárias.

Relaxamento e meditação - Entre essas atividades com resultados seculares comprovados estão o relaxamento e a meditaçao que lhes é proposta nos áudios em anexo no link.

Essas práticas muito saudáveis, visam fortalecer o sistema imunológico e com isso você talvez possa gradativamente se desvencilhar do uso de medicamentos como ansiolíticos, tipo rivotril e congêneres que são utilizados para diminuir as suas ansiedades, angústias e pânico.

Invista na sua saúde. Use parte do seu tempo, enquanto estão isoladas, e certamente depois você irá incorporar essas práticas no seu dia a dia para preservar a SAÚDE de forma simples e saudável, utilizando abordagens terapêuticas leves que não deixam sequelas no corpo como essas que indicamos para você praticar.

Felizmente, existem iniciativas muito positivas na área de saúde, pois já existem grupos de profissionais que oferecem gratuitamente programas via Podcast, com informações técnicas e suporte emocional, músicas terapêuticas, poesia, mantras e MEDITAÇÃO aos profissionais de saúde que estão na linha de frente ao combate do COVID-19 e também para pessoas que foram infectadas.

Seu esforço pode fazer uma grande transformação e quem sabe poderá em breve substituir uma letrinha...

Com essa filosofia de vida, é possível sair da mediCação e adotar a mediTação, alertam os especialistas. 

Podcast e Youtube. 

Se quiser uma ajudinha para relaxar, o Podcast  "Pílulas de saber e de sabedoria", com várias práticas de meditação e relaxamento para profissionais de saúde. 

Confira aqui

Já no Youtube, tem muito material também para usar a tecnologia a favor nesses momentos:

Meditação Transcendental

O FLUIR DA CONSCIÊNCIA PELO CORPO

Meditação para PAZ