Brasil

Ministério da Mulher publica nota em apoio à Pamella Holanda

Redação TNH1 | 13/07/21 - 17h10
Reprodução

O Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) divulgou nota, na tarde desta terça-feira, 13, em que afirma repudiar as agressões sofridas pela advogada Pamella Holanda. "É preciso interromper ciclos, é preciso encorajar as mulheres a romper situações de violência, que afetam toda a família. Pamella é a voz que ecoa hoje nos jornais, mas não nos esqueçamos das inúmeras Pamellas, Marias e Joanas que precisam de ajuda", diz trecho da nota. Leia abaixo, na íntegra:

Nota de repúdio à violência sofrida por Pamella Holanda

O Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), vem a público repudiar os atos de violência doméstica sofridos por Pamella Holanda e divulgados no último domingo (11). As cenas fortes servem de alerta para toda a sociedade.

Pamella, que é mãe, esposa e filha, deu voz a muitas mulheres que, assim como ela, vivenciam a dor de serem agredidas dentro do próprio lar. As indagações que ficam diante de toda a repercussão são: até quando a palavra de uma mulher será colocada sob suspeita? Ou até quando iremos aceitar que atos de violência sejam justificados? Esses tipos de comportamento não podem mais ser tolerados.

A SNPM aproveita a oportunidade para fazer um grande chamamento para as instituições públicas e privadas, em especial para os gestores das redes sociais e da imprensa: diga não à publicação de atos que tenham como objetivo desacreditar uma mulher. Em caso dúvida, deixe a justiça agir. A cada momento que uma mulher tem sua imagem desconstruída publicamente para justificar um ato violento, outras tantas desistem de procurar ajuda e seguem rumo a uma morte violenta.

O feminicídio, em grande parte, ocorre após uma sequência de agressões. É preciso interromper ciclos, é preciso encorajar as mulheres a romper situações de violência, que afetam toda a família. Pamella é a voz que ecoa hoje nos jornais, mas não nos esqueçamos das inúmeras Pamellas, Marias e Joanas que precisam de ajuda.

Informamos que, neste momento, a SNPM está atuando junto aos órgãos competentes para reforçar as medidas que possam assegurar a integridade da Pamella e da sua filha, bem como a responsabilização do seu agressor.

Lembramos, ainda, da importância de denunciar qualquer tipo de violação de direitos humanos pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos) ou pelo Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher. As ferramentas estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados.

Ligue 180
WhatsApp: (61) 99656-5008
Telegram: basta digitar na ferramenta de busca “DireitosHumanosBrasilBot”
Aplicativo: Direitos Humanos Brasil (disponíveis em todas as lojas)
Site: ouvidoria.mdh.gov.br

Por fim, expressamos a nossa solidariedade e o compromisso de acompanhar de perto o desdobramento do caso. Seguiremos trabalhando em favor da vida de todas as mulheres brasileiras, pois a nossa missão é transformar o Brasil em um país que verdadeiramente respeita as mulheres.

Cristiane Britto
Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres
Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos