Saúde

Ministério da Saúde recebe doação de testes rápidos e EPIs

Agência do Rádio Mais | 14/04/20 - 19h36

O Ministério da Saúde recebeu, nesta segunda-feira (13), aproximadamente um milhão de testes rápidos para a Covid-19. O material faz parte do total de cinco milhões de testes que serão doados pela empresa Vale ao Governo Federal. Além dos testes, também foram doados aventais, máscaras cirúrgicas e máscaras N95. 

A empresa se comprometeu a doar 16 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Desse total de EPIs, quase 9 milhões já estão em solo brasileiro. Toda a operação da Vale para trazer os materiais vai envolver 14 aviões, sendo 12 cargueiros e dois de carreira. 

Dos cinco milhões de testes rápidos prometidos, metade já chegou ao Brasil, como explica o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo.

“Quase 9 milhões de equipamentos de proteção individual, entre máscaras, máscaras cirúrgicas, N95, óculos de proteção, luvas e aventais. Também já chegaram ao Brasil 2,5 milhões de testes rápidos: metade da promessa de 5 milhões já estão no Brasil.”

 A primeira remessa das doações chegou ao país no dia 30 de março – 500 mil testes rápidos. No dia 9 de abril, chegaram um 1 milhão de máscaras cirúrgicas, mais de 2 mil óculos de proteção e 1 milhão de testes rápidos.
Outros Equipamentos de Proteção Individual foram recebidos na segunda semana de abril, informa o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo.

“No dia 11, recebemos 286 mil máscaras N95, 3,1 de máscaras cirúrgicas, 216 mil luvas, 450 mil aventais e 2.150 óculos de proteção.” 

O Ministério da Saúde assinou contrato para aquisição de 4,3 mil ventiladores da empresa brasileira Intermed Equipamento Médico Hospitalar. O investimento é de R$ 258 milhões. 

Com a compra, o Governo Federal totaliza 10,8 mil ventiladores pulmonares obtidos desde o início da emergência em saúde pública devido à pandemia por coronavírus.