Maceió

Moradores de rua ganham domingo com banho, corte de cabelo e música ao vivo

Deborah Freire | 10/02/19 - 11h20
Adultos e crianças puderam tomar banho neste domingo graças a ação voluntária | Cortesia ao TNH1

Um grupo de voluntários promoveu neste domingo (10) uma ação solidária para moradores de rua em Maceió, na Praça Sinimbu, no Centro.

Uma estrutura apropriada para eles tomarem banho e escovarem os dentes foi montada na praça e beneficiou 60 pessoas, entre adultos, crianças e idosos, nesta manhã.


Além do banho, eles tomaram café da manhã, puderam cortar o cabelo, fazer a barba, a sobrancelha, e ganharam kits de higiene com desodorante, shampoo, condicionador, absorvente e outros produtos. Tudo foi realizado ao som de música ao vivo.

A iniciativa do grupo Renovar, com apoio do grupo Banho Solidário, foi proporcionar mais dignidade às pessoas que não possuem um local para morar. “Essa ação foi um sonho realizado. O banho, que é banal para mim, para você, que podemos tomar dois, três por dia, é algo que eles não tomam há 15 ou 20 dias. Eles não têm oportunidade de ir a um banheiro quando querem”, explica a integrante da coordenação do Renovar, Anna Beatriz Lima.

(Cortesia ao TNH1)
(Cortesia ao TNH1)
(Cortesia ao TNH1)
(Cortesia ao TNH1)
(Cortesia ao TNH1)
(Cortesia ao TNH1)
(Cortesia ao TNH1)
(Cortesia ao TNH1)
(Cortesia ao TNH1)
(Cortesia ao TNH1)
(Cortesia ao TNH1)
(Cortesia ao TNH1)

O grupo é formado por 150 pessoas, sem vínculo político ou religioso, que se conheceram a partir das primeiras ações beneficentes e decidiram colaborar. O pontapé foi dado por quatro amigos, em dezembro de 2014, com doação de alimentos e roupas, e hoje favorece também dependentes químicos e lares de idosos em Maceió e no interior de Alagoas.

“No Natal, no Dia das Crianças, muitas pessoas fazem esse tipo de ação, por isso partimos para o interior. Mas é importante lembrar que as pessoas não precisam só em datas comemorativas”, ressalta Beatriz.

As doações do Renovar acontecem quinzenalmente e as doações podem ser feitas nos pontos de coleta divulgados nas redes sociais do grupo, neste link. Outra ação semelhante, de banho para a população de rua, deve ocorrer no dia 17, organizada pelo Banho Solidário. O local ainda será definido.