Alagoas

MP pede que Corregedoria da PM investigue suposta violência contra gari baleado na Vila Emater

Eberth Lins | 20/01/22 - 09h47
Familiares e amigos alegam que Walquides Santos, conhecido como Everton, foi preso injustamente | Foto: Acerto pessoal

O protesto feito por familiares e amigos de um gari que, supostamente, foi vítima de violência policial em Maceió reverberou e o Ministério Público Estadual (MPE) oficiou a Corregedoria Geral da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), para que o caso seja investigado na instituição. 

O pedido do MP é assinado pelo promotor de justiça Magno Alexandre Ferreira Moura e direcionado ao coronel Wellington Bittencourt, comandante-geral da PM, conforme edição do Diário Oficial do MPE desta quinta-feira (20).

Walquides Santos, ou Everton, como é conhecido o jovem na comunidade Vila Emater, em Jacarecica, local onde ocorreu o suposto abuso policial, foi baleado e está internado no Hospital Geral do Estado (HGE) de onde deve sair preso. Segundo a polícia, ele [que estaria numa troca de tiros] foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. 

A família de Everton, no entanto, alega que ele foi preso injustamente e afirma que não houve a troca de tiros informada em relatório pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). "Os policiais chegaram atirando. Meu irmão estava na rua e, como qualquer pessoa, saiu correndo para se proteger, mas foi atingido com dois tiros e deu entrada na UPA e depois foi encaminhado para o HGE. Lá, a polícia chegou dizendo que meu irmão era um dos envolvidos com tráfico de drogas. Agora, meu irmão está internado no HGE algemado, sem nem saber o que está acontecendo", declarou a irmã de Everton, Sheila Santos, em entrevista ao TNH1, no último dia 17.

Os militares envolvidos na ocorrência pertencem ao Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam). A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar para saber se alguma medida já foi adotada com relação à denúncia, mas não recebeu resposta até a publicação deste material.