Saúde

MPAL cobrará explicações sobre bebês infectados na UTI Neonatal da Santa Mônica

Redação com assessoria MPAL | 10/03/21 - 16h35
André Palmeira / Agência Alagoas

A Força-Tarefa de Combate à Covid-19 do Ministério Público do Estado de Alagoas reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (10), para discutir mais medidas de enfrentamento à pandemia. Dentre os assuntos debatidos, o colegiado definiu que vai instaurar procedimento preparatório para apurar a infecção de 15 recém-nascidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Maternidade Santa Mônica, em Maceió.  

Quem falou sobre o caso foi a promota de Justiça Louise Teixeira, que gravou um vídeo e detalhou quais providências serão tomadas pelo Ministério Público. 

"Tendo em vista as informações veiculadas pela imprensa local no sentido de que existem 15 bebês contaminados pela Covid-19 na UTI Neonatal da maternidade escola Santa Mônica, o Ministério Público decidiu instaurar, no âmbito da 26ª Promotoria de Justiça da Capital, especializada na área da saúde, procedimento para acompanhar a situação. Antes mesmo que fossem solicitadas informações, a direção da Santa Mônica encaminhou para o MP todas as providências que já foram adotadas para que os cuidados fossem redobrados em relação à essa questão. Foi encaminhada cópia de um memorando elaborado pelo Serviço de Infecções Hospitalares, bem como consta a informação do aumento de dois leitos de UTI Neonatal do âmbito daquela maternidade. A cópia dos autos também será encaminhada ao Núcleo da Infância e da Juventude do MP, também para acompanhamento e adoção das providências pertinentes. E em breve será designado um dia para realização de uma reunião também para tratar desse assunto. Portanto, o MP fará o acompanhamento devido de toda essa questão", disse a promotora.

O caso

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) comunicou, por meio de nota na terça-feira, 9, que 15 bebês testaram positivo para o novo coronavírus. Outros dois que estavam sob suspeita da doença, testaram negativo e já receberam alta. Com isso, a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) está isolada para pacientes com Covid-19. 

A maternidade afirmou que alguns bebês chegaram infectados de outro município, uns são filhos de mães que estão com a doença e outros pegaram a Covid-19 na maternidade. A maternidade voltou a receber pacientes externos normalmente no fim da manhã de ontem.